Arapiraca

Arapiraca realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O encontro contou com a participação da secretária de Estado Kátia Borrn

Por 7Segundos com Assessoria 28/09/2023 16h04
Arapiraca realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Arapiraca realiza I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - Foto: Assessoria

Alimentação é um direito essencial para todos, e para garantir que mais arapiraquenses tenham acesso a essa dádiva nutricional, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou, nesta quinta-feira (28), a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Com a temática “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, o evento reuniu autoridades de diversas esferas, incluindo a secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Kátia Born.

Representando o prefeito Luciano Barbosa, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, deu as boas-vindas aos participantes da conferência, apontando a importância desse evento para a elaboração das políticas públicas do município.

“Quero dizer que hoje é um momento extremamente feliz e que os maiores protagonistas são todos vocês, que vieram até aqui pra discutir segurança alimentar e nutricional em nosso município”, comemorou a secretária.

Apesar de o município não ser dotado de um Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Galindo apontou a necessidade de se proporcionar um evento com tamanha magnitude sobre o tema, como o que foi proposto nesta quinta.

“Mesmo não tendo conselho instituído, Arapiraca tem a seu favor toda a sua história, sua tradição, e nós precisávamos discutir essa temática in loco. Tivemos uma reunião na Seades, e de lá para cá sentimos essa necessidade de dar ao nosso município um conselho representativo nesse conceito. Eu acho que a vida é isso: as pessoas nos abraçam, e a partir desse carinho a gente consegue motivar outras pessoas e foi assim que aconteceu”, apontou Fabrícia Galindo.



A segurança alimentar deve ser realizada em bases sustentáveis, respeitando as características culturais de cada região e suas particularidades no ato de se alimentar.

Na oportunidade, as meninas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Jardim das Paineiras.

Confira a programação completa:

– 10h – Trabalho em grupo: eixos 1, 2 e 3;
– 11h – Plenária: aprovação de propostas e moções; e
-12h – Eleição dos delegados(as) para a Conferência Estadual de Segurança Alimentar Nutricional.