Acidentes

Espetáculos com alunos da rede pública encerram programação da Semana Nacional de Trânsito

SMTT Arapiraca realizou 60 palestras e atendeu mais de 3.500 pessoas em setembro

Por 7Segundos com Assessoria 29/09/2023 13h01
Espetáculos com alunos da rede pública encerram programação da Semana Nacional de Trânsito
Espetáculos com alunos da rede pública encerram programação da Semana Nacional de Trânsito - Foto: Assessoria

Música, teatro, rimas e danças. As apresentações culturais realizadas por alunos da rede pública municipal de ensino encerraram, com muita criatividade, a programação da Semana Nacional de Trânsito em Arapiraca. O evento, promovido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), aconteceu na manhã desta sexta (29/09) na Escola de Circo, localizada no Bosque das Arapiracas. O local foi adequado para que os estudantes das escolas municipais Pontes de Miranda e Professor José Clebson pudessem mostrar ao público os resultados dos ensaios e aprendizados do projeto Educa em cada instituição escolar.

Uma comemoração à altura do trabalho intenso que foi realizado ao longo do período. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), acelerou o passo e se multiplicou para atender as solicitações. Foram realizadas 60 palestras em empresas, centros de educação infantil, escolas públicas, particulares e faculdades. Mais de 3.500 foram atendidas.

Além disso foram realizadas blitze educativas e a inédita “blitz psicológica” para desdobcir como andam as emoções dos condutores e pedestres em Arapiraca e mostrar como estas emoções afetam na tomada de decisões e no comportamento no trânsito.

EVENTO – Na plateia da Escola de Circo, um público formado por estudantes da escola estadual Aurino Maciel (que será a escola-piloto de implantação da plataforma Conexão Dnit, parceria entre a SMTT Arapiraca e o Departamento Nacional de Infraestutrura de Transportes), da escola maçônica Perfeita União e representantes do Sest Senat – Unidade Arapiraca e o querido da criançada, Zé Máforo.

O evento foi iniciado com apresentação de integrantes da Escola de Circo. Todos ficaram emocionados com este malabarismo artístico, que contou com cores, músicas, coreografia, semáforos produzidos pelos próprios estudantes e conscientização sobre educação para o trânsito.

A coordenadora pedagógica da escola municipal Pontes de Miranda, Josélia Cordeiro, estava radiante com a apresentação dos alunos. A escola é uma das 20 unidades educacionais que mantém o projeto Educa, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e que veio para Arapiraca por meio da SMTT.

“É importante esta conscientização das crianças. É um trabalho gratificante. Sabemos que pela ação as outras pessoas aprendem. Tenho certeza que estas crianças serão melhores motoristas que a gente”, explicitou.

Na voz dos artistas, o conhecimento precisa ser sempre repassado. Sarah dos Santos, de 11 anos, é aluna do 6ª ano da escola professor José Clebson. Ela ficou encantada por participar da atividade. “Estes ensinamentos eu posso levar para o resto da minha vida e ainda passar para outras pessoas também”, disse.

Para o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da SMTT Arapiraca, as crianças foram brilhantes. “A SMTT agradece a participação e o empenho de todas as escolas envolvidas neste projeto. As crianças entendem que todos fazem parte do trânsito. E este trabalho excelente nas escolas desperta o interesse no trânsito e a consciência do que é certo e errado. É um projeto contínuo para concretizar com o que a SMTT faz: salvar vidas”, declarou Francisco José.

“Foi um mês em que intensificamos os trabalhos que realizamos o ano todo para atender as demandas de empresas, escolas e faculdades. Setembro acaba, mas o trabalho da SMTT continua sem interrupção. Vamos continuar nesta jornada ensinando, sendo encantados com o resultado e comemorando, cada vez mais, a redução de acidentes e de vítimas no trânsito”, afirmou Josenildo Souza, superintendente da SMTT Arapiraca.