Arapiraca

Mutirão do MDA supera meta e atende mais de 1.500 pessoas em Delmiro, União, Palmeira e Arapiraca

Os números superam a meta estipulada pelo órgão, com a meta anterior de 1.400 atendimentos nos quatro municípios

Por 7Segundos com Assessoria 02/10/2023 09h09
Mutirão do MDA supera meta e atende mais de 1.500 pessoas em Delmiro, União, Palmeira e Arapiraca
Mutirão do MDA supera meta e atende mais de 1.500 pessoas em Delmiro, União, Palmeira e Arapiraca - Foto: Reprodução

A ação de cidadania realizada em quatro municípios alagoanos, pelo Escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com vários órgãos federais, estaduais e municipais, atendeu mais de 1.500 pessoas em Arapiraca, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e Delmiro Gouveia.

Os números superam a meta estipulada pelo órgão, com a meta anterior de 1.400 atendimentos nos quatro municípios.

O Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural foi voltado para mulheres camponesas, quilombolas, indígenas e crianças, com a emissão gratuita do documento de identidade (RG), CPF, Carteira de Trabalho (CTPS), Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), Declaração do ITR e emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Além do MDA, o Mutirão contou com a parceria da Receita Federal do Brasil, Fetag/AL, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, prefeituras, Funai, Polícia Científica de Alagoas, Incra/AL, Iteral/AL, Projeto Dom Hélder Câmara e Fida.

Em Arapiraca, as atividades foram realizadas na Escola Municipal de Campo. Em Palmeira dos Índios, o mutirão aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Em União dos Palmares, o atendimento ao público ocorreu no prédio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e na cidade de Delmiro Gouveia na Biblioteca Municipal, no centro da cidade.

Agradecimentos


"Encerramos neste final de semana a quarta etapa na Capital do território do Alto Sertão, na dinâmica e histórica Delmiro Gouveia, onde Alagoas se encontra com a Bahia, Sergipe, Pernambuco, e onde os sertões se encontram com as águas do Velho Chico. A majestade poderosa da caatinga - com seus facheiros, mandacarus, juremas, umbuzeiros e pau d'arcos - é desafiada pela engenhosidade humana. Ali, o agir humano se impõe na construção do segundo maior rio das Alagoas : o Canal do Sertão.

Ficam aqui o nosso agradecimento aos filhos dos sertões. Fica também a gratidão a nossa equipe do MDA, do Incra, do Mapa, da Funai, da Receita Federal, da Ufal, da Emater, do Iteral, da SEMUDH, das prefeituras e dos nossos colaboradores eventuais. Que venham os próximos mutirões e os novos desafios, na certeza de que continuaremos fazendo coisas boas para o povo, por uma vida digna e justa, e por um país de reconstrução e união”, destacou Gilberto Coutinho.