Justiça

MPAL atuará no julgamento dos suspeitos pela morte de policial aposentado após discussão em posto de combustíveis

Enquanto o carro deles era abastecido, Weverton começou a desferir pancadas na parte de trás de um ônibus que estava no local

Por 7Segundos com Assessoria 03/10/2023 09h09
MPAL atuará no julgamento dos suspeitos pela morte de policial aposentado após discussão em posto de combustíveis
MPAL atuará no julgamento dos suspeitos pela morte de policial aposentado após discussão no trânsito - Foto: Reprodução

Nesta terça-feira, às 9h, será realizado o julgamento em Arapiraca, com júri popular, dos três suspeitos pelo assassinato, em 2021, de Vanísio Santana de Araújo, sargento da reserva da Polícia Militar. O Ministério Público de Alagoas defenderá a condenação dos réus por homicídio qualificado pelo crime ter sido cometido por motivo fútil, de forma cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima.

Entenda o caso


No dia 28 de janeiro de 2021, Weverton Henrique da Silva Oliveira, Lucas Oliveira dos Santos, Maciel Araujo Oliveira e João Victor Cristóvão dos Santos, que era adolescente à época, chegaram a um posto de combustíveis, em Arapiraca, dirigindo um Ford Ka.

Enquanto o carro deles era abastecido, Weverton começou a desferir pancadas na parte de trás de um ônibus que estava no local. O motorista do veículo saiu para ver o que estava acontecendo. Weverton começou a falar de forma exaltada e o motorista voltou para dentro do ônibus, fechando o veículo.

Os quatro homens encostaram o Ford Ka ao lado do ônibus e perguntaram pelo motorista. Nesse momento, Vanísio pediu a eles que parassem com a discussão e se acalmassem. Weverton puxou a vítima para fora do veículo e, juntamente com Maciel e Lucas, deu início às agressões contra o sargento, que desmaiou.

Nesse momento, Lucas consegue tomar a arma de Vanísio, entregando-a a Weverton. Após sofrer uma série de agressões, a vítima é atingida por vários tiros disparados por Maciel. João Victor deu fuga aos réus, dirigindo até a cidade de Girau do Ponciano. O adolescente permaneceu no local, enquanto os outros três fugiram para a Bahia, sendo presos na cidade do Conde.

Julgamento

De acordo com o promotor de Justiça Izelman Inácio, o crime foi cometido por motivo fútil já que, segundo os réus, eles teriam agredido e assassinado Vanísio por não terem gostado de a vítima ter tentado apaziguar os ânimos e acabar com a discussão entre os suspeitos e o motorista do ônibus. Eles agiram com desproporcionalidade entre o crime e a causa, defende o promotor.

“Existem vários agravantes, como o fato de os réus serem bem mais jovens que a vítima, estarem em maior número e terem agido de surpresa, não permitindo a ela se defender. O crime foi cometido com agressividade exacerbada, aumentando o sofrimento da vítima inutilmente, o que comprova a qualificadora da crueldade”, destacou.

O promotor de Justiça explica que os réus podem ser condenados de 12 a 30 anos de reclusão por homicídio qualificado. “A expectativa é que a pena seja superior a 20 anos pois existem, na primeira fase de aplicação da pena, circunstâncias judiciais que podem ser valoradas negativamente para os acusados”, finalizou.