Justiça

Réus são julgados por morte de policial militar em Arapiraca

Júri popular, conduzido pelo juiz Helestron Costa, deve terminar no final da tarde

Por 7Segundos com Assessoria 03/10/2023 14h02
Réus são julgados por morte de policial militar em Arapiraca
Réus Maciel (de rosa), Lucas (de verde) e Weverton, em videoconferência - Foto: Caio Loureiro/Ascom TJ-AL

O júri dos três acusados da morte do policial militar Vanísio Santana de Araújo está sendo realizado no Fórum de Arapiraca, nesta terça (3). A sessão, conduzida pelo juiz Helestron Costa, começou por volta das 9h40 e deve terminar no final da tarde.

O réu Maciel Araújo de Oliveira, de 36 anos, confessou ter sido o autor dos disparos contra o PM, mas negou intenção de matar a vítima.

Lucas Oliveira dos Santos, de 27 anos, disse não lembrar como a briga começou. Afirmou que durante a confusão tirou a arma da mão do PM e a entregou a Maciel. A intenção, segundo ele, era apenas desarmar o policial.

Já Weverton Henrique da Silva Oliveira, de 24 anos, ouvido por videoconferência, confirmou ter dado socos e chutes na vítima, mesmo ela já estando desacordada. O acusado, no entanto, disse ter agido em legítima defesa.

A acusação de homicídio qualificado está sendo feita pelo promotor de justiça Izelman Inácio. O réu Weverton é defendido pelos advogados Lucas Sales, Carolina Adorno e Cícero Leite. Já os réus Lucas e Maciel são defendidos pelo defensor público Marcos Antônio da Silva Freire.

O caso


O crime ocorreu em 28 de janeiro de 2021, em um posto de gasolina, em Arapiraca. De acordo com os autos, os acusados estavam abastecendo o carro após saírem de um bar onde haviam consumido bebidas alcoólicas.

Weverton teria dado pancadas na parte de trás de um ônibus que também estava parado no posto. Nesse momento, o motorista do ônibus questionou Weverton, que teria reagido de forma agressiva.

Pouco depois, o policial Vanísio, sargento da reserva da PM de Alagoas, que era passageiro do ônibus, se dirigiu aos degraus portando arma de fogo, com o intuito de cessar as agressões verbais e ameaças.

Após disparo ter sido efetuado, a vítima foi puxada para fora e agredida com socos e chutes na cabeça. Já desmaiado, o policial foi baleado, vindo a óbito.

Toda a sequência dos fatos foi registrada por câmeras de segurança do posto.