Arapiraca

Centenário de Arapiraca será marcado por reparação de dívida social, obras de mobilidade e preservação ambiental

Prefeito Luciano Barbosa destaca ações voltadas para a primeira infância e infraestrutura para marcar 100 anos de emancipação

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 06/10/2023 12h12
Centenário de Arapiraca será marcado por reparação de dívida social, obras de mobilidade e preservação ambiental
APA urbana de Arapiraca será localizada na região da Ladeira do Claudionor - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

No próximo dia 30 de outubro, Arapiraca completa 99 anos de emancipação política, mas os preparativos para o centenário da cidade estão a todo vapor, de acordo com o prefeito Luciano Barbosa.

Em entrevista exclusiva para o 7Segundos (confira na íntegra ao final desta matéria), o gestor afirma que Arapiraca afirma que, além das obras estruturantes, o município têm buscado uma reparação social junto as comunidades mais vulneráveis de Arapiraca, por meio de ações voltadas para a primeira infância e educação.

"De 0 a 5 anos, vamos ter um avanço muito grande no número de vagas na rede municipal. Isso se deve principalmente a ações da Secretaria de Educação, mas também a uma série de fatores que fazem a gente achar que precisa agir principalmente nas comunidades mais vulneráveis da nossa cidade, que é onde temos uma dívida social", declarou.

As ações, que se referem a construção e ampliação de creches e vagas pré-escolares, além de ampliar o leque de ações para a primeira infância, de forma indireta contribui para a geração de renda das famílias vulneráveis, porque dá a chance das mães fazerem algum tipo de trabalho remunerado enquanto as crianças estão na creche/escola.

Mobilidade e meio ambiente


Outras obras executadas pelo município tem como foco facilitar a mobilidade urbana e a preservação do meio ambiente. Luciano Barbosa citou a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) urbana, projeto de horto florestal com mais de 32 hectares, que atravessa três bairros, cuja obra prevê ainda a construção de um corredor de transporte com mais de quatro quilômetros, servindo de rota alternativa entre as rodovias AL 110 e AL 220, e que inclui também outras importantes intervenções, como ciclovia e passeios com acessibilidade.

Como uma forma de reduzir os excesso de veículos no trânsito, a poluição provocada por eles e também ampliar a mobilidade, a atual "menina dos olhos" do prefeito é a Ciclovia do Trabalhador, que está revitalizando 8,5 quilômetros de extensão da linha férrea.

"O trabalhador que mora no bairro João Paulo II pode sair de bicicleta da casa dele, passando pelo Centro da cidade, até o shopping. Isso é importante demais porque oferece mais mobilidade urbana para quem vive na nossa terra", exemplificou.

Centro


Arapiraca também deverá chegar ao centenário com a região do Centro Novo totalmente remodelada, mais bonita, confortável e acessível para os consumidores. A obra de revitalização está sendo iniciada na região da praça Manoel André e praça Bom Conselho e vai se estender também pela rua Aníbal Lima, com várias intervenções dentro do conceito de "shopping a céu aberto".

A obra, orçada em R$ 5 milhões, está com a totalidade dos recursos em caixa e, por conta disso, a prefeitura está na expectativa de que apesar de o prazo de conclusão seja de 14 meses, ela possa ser inaugurada durante os festejos do centenário.

Até lá, também é possível que já esteja em pleno funcionamento a Zona Azul, cuja licitação está fase final, de acordo com o prefeito. O projeto de estacionamento rotativo também gera expectativa para os comerciantes, uma vez que a falta de vagas de estacionamento é apontada como uma das dificuldades das pessoas que desejam circular pelo comércio.