Arapiraca

[Vídeo] Atleta de corridas arapiraquense, Carminha, luta para conseguir competir em Mundial no México

Atleta Master, que já coleciona centenas de medalhas e troféus, precisa de ajuda financeira para custear a viagem

Por 7Segundos com 7Segundos 07/10/2023 08h08 - Atualizado em 07/10/2023 14h02
[Vídeo] Atleta de corridas arapiraquense, Carminha, luta para conseguir competir em Mundial no México
Atleta Carminha falou ao 7Segundos sobre a preparação e a luta para conseguir viajar para a disputa de importante competição no México - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A atleta de corridas arapiraquense Maria do Carmo Cruz da Hora, a Carminha, 65 anos de idade, segue firme para mais uma maratona de competições agora no mês de outubro, visando participar do Campeonato Mundial de Atletismo em Guadalajara, no México, entre o dias 03 e 11 de novembro.

Neste domingo (08), Carminha participa de uma corrida aqui mesmo em Arapiraca. No dia 12/10, ela compete em São José da Tapera, no Sertão alagoano, dia 15/10, numa prova no município de São Sebastião, de 20 a 22 de outubro, Carminha estará em Recife-PE, participando do Campeonato Brasileiro de Atletismo Master, prova organizada pela (Abram) Associação Brasileira de Atletismo Master.

Todas essas provas disputadas agora no mês de outubro irão servir, de certa maneira, como preparação para uma competição de nível mundial que será realizada em Guadalajara, cidade mexicana, em novembro.

Apesar de Carminha contar com o apoio e o patrocínio de algumas empresas arapiraquenses, como o Grupo Coringa, por exemplo, a corredora está precisando de ajuda financeira para poder custear a viagem ao México, daqui a quase um mês.

Para isso, Carminha deu início a uma campanha nas redes sociais com o objetivo de conseguir obter os recursos necessários para garantir a ela a viagem e a hospedagem lá no México.

"Enquanto minhas adversárias estão concentradas e focadas apenas nos treinamentos eu ainda estou lutando para conseguir realizar a viagem, mas não estou reclamando, tudo isso faz parte de toda uma história que a gente tem que passar, de busca pelo resultado, para conseguir o objetivo, e eu vou conseguir, se Deus quiser com a ajuda das pessoas", disse Carminha à reportagem do 7Segundos durante uma entrevista no estúdio do nosso portal.

Carminha no Estúdio do 7Segundos em Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Carminha é considerada um fenômeno no atletismo, Ela começou a competir depois dos 60 anos de idade e agora, aos 65, coleciona centenas de medalhas e troféus conquistados em competições realizadas em Alagoas, no Nordeste, em outras regiões do país e até no exterior.

Carminha é atual campeã Sul-Americana de Atletismo Master, título conquistado em 2022 em Bogotá. Aliás, falando em Bogotá, a experiência de correr na altitude da cidade colombiana, que fica a 2.625 m acima do nível do mar já faz Carminha se sentir segura em fazer uma boa performance em Guadalajara, agora em 2023.

"Já sei como é a correr nessa condições e venho treinando e competindo para fazer bonito também lá no México, por isso é importante chega ao local um pouco antes e poder treinar para se condicionar de maneira adequada, mas tenho fé que vou conseguir realizar mais esse meu objetivo como atleta", disse Carminha.

Quem quiser e puder dar uma ajuda financeira para Carminha poder viajar para o México, pode contribuir com qualquer quantia fazendo depósito para a Conta Corrente Nº 35517-1, Agência 0056 da Caixa Econômica Federal ou fazendo uma transferência para a chave pix nº 208 486 334 15 em nome de Maria do Carmo Cruz da Hora.

Também com o objetivo de angariar recursos para a viagem, a atleta vai promover a 1ª Feijoada da Carminha, no dia 29 de outubro, das 11h00 às 15h00, no restaurante Comedoria, localizado na Rua João Ribeiro Lima, Nº 182, Centro de Arapiraca. 

Todo o dinheiro arrecadado com a venda da feijoada será destinado aos custos com a viagem de Carminha ao México.

Assista a entrevista no vídeo abaixo: