Brasil

Primeiros brasileiros repatriados de Israel desembarcam em Brasília

Primeiro grupo a desembarcar em Brasília tem 211 brasileiros vindos de Israel. Há, porém, mais de 2 mil cidadãos que pediram repatriação

Por 7Segundos com Metrópoles 11/10/2023 07h07
Primeiros brasileiros repatriados de Israel desembarcam em Brasília
Primeiros brasileiros repatriados de Israel desembarcam em Brasília - Foto: Reprodução

Os primeiros brasileiros repatriados desembarcaram na Base Aérea de Brasília na madrugada desta quarta-feira (11/10). Nessa leva inicial, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 211 pessoas que estavam em Israel.

A aeronave militar KC-30, um Airbus A330 200, saiu do Brasil no último domingo (8/10) e chegou a Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) desta terça-feira (10/10). O voo de volta para o Brasil durou cerca de 14 horas e pousou em Brasília às 4h07.

A primeira passageira a descer do avião ergueu uma bandeira do Brasil. Ela puxou a descida dos repatriados, às 4h28.

Os 211 repatriados integram o grupo que solicitou ajuda do governo brasileiro para retornar ao país. No total, há mais de 2 mil brasileiros em Israel e 50 na Faixa de Gaza. Desde o último sábado (7/10), deu-se início a uma guerra entre Hamas e Israel, após o grupo radical promover ataques armados e disparo de mísseis em diversas localidades do país.

Em coletiva, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que este avião é o primeiro de muitos e ressaltou que o Brasil é pioneiro desta operação. “Algumas pessoas perguntam quantos voos serão. Vamos trazer todos os brasileiros. Estamos trabalhando para levá-los a um lugar seguro, para que possam também voltar em paz para casa.”

Sobre os brasileiros na Faixa de Gaza, Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, garantiu que o Brasil trará todos, apesar das dificuldades do resgate na região.

“Estamos fazendo uma análise bastante amiúde do resgate do nosso pessoal da Faixa de Gaza. Imaginávamos o Cairo, mas é uma distância muito longe. Estamos analisando dois aeroportos ao norte e nordeste no Egito. Temos certeza de que traremos todos”, assegurou.

A FAB informou que, após passarem por procedimentos alfandegários, os repatriados com destino final em Brasília serão direcionados à área doméstica de desembarque do Aeroporto Internacional para reencontrarem os familiares.

Já os que moram em outros estados serão transportados aos seus destinos finais de forma gratuita. O governo informou que fechou uma parceria com a Azul Linhas Aéreas para as viagens dentro do país.

Por motivos de segurança, os repatriados não tiveram o nome divulgado.

Um segundo avião enviado para repatriar brasileiros em Israel seguiu rumo à Europa na tarde dessa segunda-feira (9/10). O avião fará escala em Roma, na Itália, antes de seguir para Tel Aviv, em Israel.

Operação de resgate

Até o momento, mais de 2 mil brasileiros que estão em Israel solicitaram repatriação ao governo federal. Desde o último sábado (7/10), quando se deu a escalada do conflito, muitos deles — em grande parte, turistas — temem ser atingidos pelo conflito.

A FAB lançou a Operação Voltando em Paz, a fim de trazer os cidadãos do Brasil de volta para casa. Para solicitar a repatriação, os brasileiros preencheram formulário on-line disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv estima que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina. A grande maioria deles está fora da área afetada pelos ataques.

No momento, a operação de repatriação atinge apenas os cidadãos que estão em Israel, mas há brasileiros também na Faixa de Gaza. O Ministério de Relações Exteriores informou que a Embaixada do Brasil no Egito coordena uma ação para a retirada de brasileiros dessa região.

“O Escritório de Representação em Ramala [na Cisjordânia] segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo”, informou o Itamaraty, em nota.

Mais de 1,9 mil mortos


Os ataques do Hamas contra Israel e a retaliação do país contra a Faixa de Gaza, região dominada pelo grupo radical, resultou na morte de cerca de 1,9 mil pessoas de ambos os lados. Os números são desta terça-feira (10/10) e foram divulgados pelo Ministério da Saúde Palestino e pelas Forças de Defesa de Israel.

Autoridades palestinas confirmaram 900 mortes em sua população. O Ministério da Saúde local destacou que, desse total, há 260 crianças e 230 mulheres. A ofensiva de Israel contra territórios palestinos ainda teria resultado em 4,5 mil cidadãos feridos.

As Forças de Segurança de Israel, por sua vez, informam que o ataque-surpresa realizado pelo Hamas resultou em mais de 1 mil mortos e 2,8 mil feridos. Há ainda 50 desaparecidos.

Entre as vítimas, há dois brasileiros: Ranani Glazer e Bruna Valeanu, ambos de 24 anos. Eles estavam na festa rave em uma área próxima à Faixa de Gaza, onde morreram 260 pessoas no sábado.Nesta terça-feira (10/10), milhares de pessoas acompanharam o funeral de Bruna Valeanu. Segundo relatos, compareceram ao sepultamento brasileiros e cidadãos de Israel, comovidos com o assassinato da jovem.