Educação

Penedo Inclusiva promove avanços para a Educação Especial por meio do Cognvox

Por 7Segundos com Assessoria 19/10/2023 14h02
Penedo Inclusiva promove avanços para a Educação Especial por meio do Cognvox
Resultados positivos foram avaliados em reunião da Secretaria de Educação - Foto: Ascom

Os 300 alunos e alunas incluídos na Educação Especial ofertada pela Prefeitura de Penedo já estão evoluindo em seu desenvolvimento cognitivo, avanço confirmado com a primeira avaliação do uso da plataforma Cognvox na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O investimento é resultado do Programa Penedo Inclusiva, criado no governo Ronaldo Lopes/João Lucas, para atender crianças e adolescentes neurodivergentes matriculados na rede pública municipal.

As múltiplas funcionalidades da plataforma Cognvox se aplicam não só aos estudantes, mas também aos pais ou responsáveis, professores da Educação Especial e psicólogos que acompanham alunos e as respectivas famílias, inclusive por meio de teleconsulta.

Durante os meses de agosto e setembro deste ano, o Penedo Inclusiva proporcionou melhorias que não seriam possíveis sem a prioridade que o Prefeito Ronaldo Lopes e o Secretário Luciano Lucena direcionam para a educação.

Entre os benefícios alcançados com o Cognvox semente em dois meses, vale destacar:

ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS – 404
VÍDEOS ANALISADOS e FINALIZADOS – 250
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – 2.630
SMS ENVIADAS AOS PAIS – 250
ESCOLAS E CRECHES ATENDIDAS – 29
Com início do programa de desenvolvimento cognitivo em Penedo, a equipe da Cognvox entrevistou a família dos estudantes e aplicou questionários que estabelecem parâmetros para análise dos indicadores de desenvolvimento de cada criança/adolescente.

Com base nos dados coletados e na assistência diária aos alunos e alunas que dispõem de assistente individualizado, os psicólogos iniciam o monitoramento do desenvolvimento em comunicação, relacionamento, pensamento e linguagem da criança/adolescente.

O trabalho contínuo gera ainda um parecer com a indicação dos déficits e potencialidades a serem trabalhadas junto ao estudante, sugerindo novas práticas pedagógicas.

A primeira avaliação apresentada à Semed Penedo identifica ainda a necessidade do aumento da utilização da plataforma Cognvox pelas famílias dos estudantes e de atendimentos psicológicos por meio da teleconsulta mensal, assim como a conclusão do questionários de contexto socioeconômico por famílias pendentes neste aspecto.