Agreste

Equatorial contribui com ação da Polícia Militar de combate ao furto de energia na zona rural de Taquarana

Distribuidora reforça importância do combate e inibição da prática para garantir a qualidade de energia elétrica que é distribuída aos alagoanos

Por 7Segundos com Assessoria 19/10/2023 17h05
Equatorial contribui com ação da Polícia Militar de combate ao furto de energia na zona rural de Taquarana
Furto de energia causa prejuízo aos consumidores em geral - Foto: Assessoria

Seguindo as ações de fiscalização de combate ao furto de energia elétrica, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) por meio do 3º Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca, com o apoio da Equatorial Alagoas, desencadeou nesta quarta-feira (18), a operação “Gota d’água”. Durante a operação, uma área utilizada para irrigação de terra, localizada na zona rural do município de Taquarana, foi autuada por furto de energia.

De acordo com informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, no local foi constatado a utilização um transformador, ligado de forma clandestina na rede elétrica da Equatorial, para abastecer quatro bombas de irrigação. Após verificação, os técnicos da empresa realizaram os procedimentos de regularização da energia, retiraram o transformador e registraram um boletim de ocorrências por furto de energia.

A Equatorial estima uma perda de mais de 13.000 kWh, energia suficiente para atender mais de 80 residências durante um mês inteiro.

Penalidades para os infratores


O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a Distribuidora reforça a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.

Como denunciar?


As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento pelo número 0800 082 01 96, ou pelo endereço: www.equatorialenergia.com.br na aba “Quero denunciar uma fraude”.