Arapiraca

Maria da Penha Vai à Escola é lançado como ferramenta de transformação para estudantes da rede municipal

Por 7Segundos com Assessoria 20/10/2023 17h05
Maria da Penha Vai à Escola é lançado como ferramenta de transformação para estudantes da rede municipal
Projeto foi lançado no ginásio da escola na comunidade de Canafístula - Foto: Ascom

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu, nesta sexta-feira (20), no Ginásio da Escola Domingos Lopes, no bairro Canafístula, o lançamento do projeto “Maria da Penha vai à Escola”.

O projeto visa, através de palestras capacitações e oficinas, transparecer para a comunidade escolar, as informações referentes à Lei Maria da Penha, além de toda a luta e enfrentamento à violência contra a mulher.

Assim, são informados os direitos da mulher como forma de prevenção dos casos de violência doméstica e familiar, facilitando a identificação dos casos de agressões, partilhando a elaboração de propostas de políticas públicas em processo democrático e participativo.

A Lei Maria da Penha prevê em seu Art. 8°, inciso 5º, a promoção e realização de campanhas educativas de prevenção a violência doméstica e familiar contra a mulher voltadas à comunidade escolar e público em geral.

Esse projeto está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como público-alvo os alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino, bem como o corpo discente das instituições de ensino e pais e/ou responsáveis pelos estudantes.

“Um projeto como esse tem um impacto significativo na família de cada um de vocês. Paulo Freire fala sobre a questão da transformação a partir do acesso a educação. O ambiente escolar é um espaço onde você adquire o conhecimento e o pensar. E é através do pensar, que você transforma a si mesmo e a comunidade a qual você está inserido. O primeiro espaço socializador é a nossa família e o segundo é a escola. Pensando nisso, não existe um local melhor para se falar em transformação do que a própria escola”, apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.