Cultura

Estudantes da rede de ensino de Penedo prestigiam Orquestra dos Meninos de São Caetano

Concerto também contou com a participação do coral de crianças do Lar São Domingos, de Maceió

Por 7Segundos com Assessoria 20/10/2023 18h06
Estudantes da rede de ensino de Penedo prestigiam Orquestra dos Meninos de São Caetano
Orquestra de São Caetano durante apresentação na Femupe - Foto: Assessoria

Cerca de 400 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Penedo prestigiaram, na quinta-feira (19), o concerto apresentado pela Orquestra dos Meninos de São Caetano, vindos de Pernambuco. Outra atração foi a participação especial do coral de crianças do Lar São Domingos, de Maceió. Ambas as apresentações aconteceram no palco do Centro de Convenções, no Centro Histórico de Penedo, integrando a programação do Festival de Música de Penedo, uma realização da Universidade Federal de Alagoas, Prefeitura de Penedo e governo de Alagoas.

Do xote e do forró às trilhas sonoras de filmes, os meninos conquistaram a atenção das crianças e estimularam a participação delas na atmosfera musical regional. A Orquestra resiste há 45 anos e é formado por mais de 20 jovens, com idades entre 11 e17 anos, que tocam desde pequenos diversos instrumentos: triângulo, pandeiro, trompete, trombone, prato, zabumba, entre outros.

"O grupo surgiu como um trabalho de resistência cultural. Estar aqui em Penedo e ver essas crianças é uma maravilha. Isso é formação de público. Parabéns à prefeitura e à Universidade e a todos os envolvidos pela organização. Participar do Festival pela quarta vez foi incrível. Aqui, sei que estou fazendo a minha parte, deixamos uma mensagem de paz e esperança, Tenho certeza que, no futuro, vou estar aqui aplaudindo muito essas crianças que vão dar prosseguimento a isso tudo", destacou o maestro Mozart Vieira, que coordena a orquestra.

Orquestra dos Meninos de São Caetano se apresenta no Centro de Convenções de Penedo. Foto: assessoria

As canções tocadas pela orquestra passearam por Luiz Gonzaga, com Tengo lengo tengo; e Geraldo Azevedo eElba Ramalho, com Natureza das coisas. Durante a apresentação, a Orquestra, comandada pelo maestro Mozart, desceu do palco e caminhou por entre os alunos das escolas municipais, ainda tocando sons que passearam do clássico aoregional.

Logo depois, foi a vez do coral do Lar São Domingos se apresentar no palco. As crianças cantaram em uníssono canções como Ponta de Lápis, do alagoano Eliezer Setton, e Hallelujah, deLeonard Cohen.

Mirna Nogueira, diretora da Escola Municipal Arlindo Ferreira de Moraes, que atende crianças de 4 a 10 anos, parabenizou a organização do evento e contou que achou a apresentação belíssima.

"Foi tudo muito bonito, eles amaram, todos os alunos gostaram de estar aqui. Queria agradecer à prefeitura, à Ufal e toda a organização do evento por essa oportunidade. As crianças sentem o prazer de estar aqui, ouvindo músicas maravilhosas, além disso, são incentivadas a participar de corais e bandas", disse.

A estudante Alana Sofia Venturino, de 10 anos, disse que ficou encantada com a banda. "Achei muito legal. Tudo me encantou eachei tudo bom. Foilinda a parte das coreografias que eles fizeram. Foi muito animado e empolgante. Senti que eu tava muito alegre de estar aqui", revelou a menina.

Para o coordenador do Festival, professor Marcos Moreira, que também estava no local acompanhando os acontecimentos, o momento foi de grande valorização à questão pedagógica do evento.

"O Festival é pedagógico. É um evento que primeiro coloca a pedagógica musical e depois os artistas, não que desvalorize o artista, não é isso. Apenas colocamos como ponto principal a ideia de que o Cemupe [Centro de Musicologia de Penedo, ligado à Ufal] pesquisa e trabalha o resgate da musicologia e também da libertação dessas pessoas por meioda música. A vinda dessas crianças mostra que elas têm a possibilidade de visualizar a arte como um futuro promissor", pontuou Moreira.

Após o concerto, o maestro Mozart, de uma forma surpreendente, levou sua Orquestra para desfilar pela rua principal do Centro Histórico de Penedo, animando também os moradores que estavam no local.