Saúde

[Vídeo] 5º Centro de Saúde de Arapiraca é reinaugurado com estrutura ampliada e modernizada

Unidade de saúde passa a ser UBS e vai atender a cerca de 8 mil pessoas em sua área de cobertura

Por 7Segundos 24/10/2023 19h07 - Atualizado em 26/10/2023 16h04
[Vídeo] 5º Centro de Saúde de Arapiraca é reinaugurado com estrutura ampliada e modernizada
5º Centro de Saúde foi reformado e entregue a população nesta terça (24) - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Localizado no Centro de Arapiraca, mais precisamente na Rua Geraldo Barbosa, o 5º Centro de Saúde Dr. Ubiratan Pedrosa Moreira, foi reinaugurado no final da tarde desta terça-feira (24) pelo prefeito Luciano Barbosa. A  unidade de saúde foi ampliada e teve a sua estrutura modernizada, com novos equipamentos, novo mobiliário e nova fachada.

Durante a solenidade de reinauguração, o prefeito Luciano Barbosa lembrou que o 5º Centro tem uma história muito forte dentro de Arapiraca, ligado ao SUS (Sistema Único de Saúde), principalmente no que diz respeito à atenção primária.

"Aqui funcionou durante muitos anos um programa chamado Saúde do Trabalhador, ainda no meu outro mandato como prefeito, onde os trabalhadores que não tinham tempo de ir a uma unidade básica de saúde durante o dia, podiam ser atendidos aqui durante a noite, das 18h00 até às 22h00, com médico, enfermeiro e dentista. Depois disso, o 5º Centro ficou numa situação muito difícil e nós tivemos que reformular a unidade de saúde inteira, requalificá-la para que ela pudesse, hoje, prestar um atendimento mais digno para a população, e isso incluiu uma reforma completa, onde praticamente o 5º Centro foi reconstruído", afirmou o prefeito Luciano Barbosa.

Prefeito Luciano ao lado de convidados do cerimonial de reinauguração do 5º Centro de Saúde de Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

A secretária municipal de Saúde, Jackelline Barbosa, explicou que a partir de agora o 5º Centro de Saúde passa a integrar o sistema de estratégia de saúde da família, com duas equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) atendendo a cerca de 4 mil pessoas, cada equipe, de segunda a sexta-feira.

"O 5º Centro tem uma história importante aqui em Arapiraca porque antigamente ele prestava atendimento de urgência, na época do pico da dengue, atendia também na época do Covid e antes do prefeito Luciano Barbosa deixar Arapiraca com 100 por cento de cobertura do PSF, o 5º Centro prestava assistência aos pacientes considerados de áreas descobertas, mas como o nosso município está totalmente coberto pela atenção primária, o 5º Centro passa a funcionar como mais uma unidade de saúde da família", explicou a secretária.

Unidade de saúde foi completamente equipada. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

 A diretora do 5º Centro, Arlenilda Duarte, disse que a unidade de saúde conta dois consultórios médicos, duas salas de enfermagem, sala de observação, de vacina, sala para o teste do pezinho, marcação de exames e consultas, sala de curativos e demais procedimentos médicos, além de um auditório.

"Nossa equipe é formada por 34 profissionais de saúde, desde médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, cirurgião-dentista, serviços gerais e agente de portaria, todos preparados para prestar o melhor atendimento à população, agora com um espaço mais amplo e confortável", afirmou a diretora.

O médico sanitarista e ex-secretário de saúde de Arapiraca, Dr. Ubiratan Pedrosa, o "Bira", que exerceu o cargo durante a última gestão da prefeita Célia Rocha, foi um dos convidados para a solenidade e compareceu ao cerimonial. O 5º Centro leva o nome do Dr. Ubiratan Pedrosa, homenagem prestada ainda no ano de 1988, quando a unidade de saúde foi inaugurada.

"Sinto-me feliz e honrado pelo convite, em retornar à Arapiraca para receber essa homenagem e fico também muito satisfeito em poder ver o 5º Centro reinaugurado, renovado e pronto para atender a população", disse o Dr. Ubiratan Pedrosa.

O público em geral também participou da solenidade. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O secretário municipal de Infraestrutura, Roany Izidoro, responsável por coordenar a equipe que realizou as obras de reforma e ampliação do 5º Centro, também compareceu à cerimônia de reinauguração.

A Câmara Municipal de Arapiraca esteve representada na cerimônia de reinauguração pelos vereadores Léo Saturnino, Wellington Magalhães, Fabiano Leão, Ginaldo Muniz (Bicudo), Melquesedec e Zé Carlinhos.