Mundo

Sandália de couro 'da época de Cristo' é encontrada preservada em ruína na Espanha

Calçado de couro foi encontrado durante as escavações em um sítio arqueológico na região das Astúrias, no Norte da Espanha

Por 7Segundos com Terra 27/10/2023 08h08
Sandália de couro 'da época de Cristo' é encontrada preservada em ruína na Espanha
Sandália de couro da época de Cristo é encontrada na Espanha - Foto: Reprodução

Arqueólogos foram surpreendidos por um achado inusitado durante as escavações em um assentamento romano no Norte da Espanha. No fundo de um poço, submersa em mais de três metros de lama, os pesquisadores encontaram uma sandália de couro, bem preservada e rica em detalhes, com idade estimada em aproximadamente 2 mil anos.

O calçado, que provavelmente pertenceu a alguém que fazia a limpeza do poço e o perdeu durante o trabalho, explicam os pesquisadores, foi achado nas escavações do assentamento Lucus Asturum, em um local que hoje é conhecido como Lugo de Llanera, na região das Astúrias. O resultado das escavações foi divulgado em setembro passado. 

Segundo Esperanza Martín Hernández, arqueóloga chefe da escavação, o artefato surpreendeu os pesquisadores pela riqueza em detalhes e ótimo estado de conservação. A sandália, feita de couro marrom-escuro, possui enfeites em formato de círculos, laços e ovais. 

Esperanza explicou que a lama ajudou a preservar o calçado, que é um artefato raramente encontrado em ruínas arqueológicas do Império Romano.

"É realmente raro encontrar circunstâncias para a preservação de material orgânico em tão boas condições", disse ela, ao portal Live Science. "Neste caso trata-se de um poço para consumo de água de uma casa particular, e a razão da sua excelente conservação deve-se ao estado anaeróbio da jazida. Todos os materiais orgânicos permaneceram intactos durante 2 mil anos graças à falta de oxigênio".

Além da sandália, foram encontrados potes de cerâmica, joias, um anel de metal, contas, um colar e um vaso de bronze. A pesquisadora afirmou que os artefatos ajudam a entender como era o estilo de vida no início do Império Romano.

Ainda segundo Esperanza, os achados trazem indícios que os habitantes da casa onde foram encontrados eram pessoas de alta classe social e elevado poder de compra.