Sertão

Alta temperatura e baixa umidade causam incêndios em vegetação no sertão alagoano

Bombeiros informaram que descarte irresponsável de lixo constribui para surgimento de focos de incêndio

Por 7Segundos 27/10/2023 15h03
Alta temperatura e baixa umidade causam incêndios em vegetação no sertão alagoano
Incêndio em vegetação - Foto: Ilustração

A baixa umidade do ar e as altas temperaturas têm provocado uma série de incêndios em vegetação no Sertão de Alagoas.

Entre às 13h e 16h de quinta-feira (26), o Corpo de Bombeiros precisou atuar em quatro ocorrências de fogo em vegetação.

O primeiro aconteceu na região entre os municípios de Água Branca e Delmiro Gouveia, que registrou temperatura de 40 graus. Algum tempo depois, outro foco de incêndio precisou ser controlado no povoado Promissão, também na zona rural de Delmiro.

Outro incêndio foi registrado no município de Senador Rui Palmeira, onde os termômetros chegaram a marcar 43 graus. O primeiro deles foi considerado de grandes proporções, nas proximidades da entrada da cidade e na divisa com o munícípio de Carneiros. Nas magens da rodovia AL 130, em Santana do Ipanema, mais um caso de fogo em vegetação causou riscos para o trânsito no local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, apesar da alta temperatura e baixa umidade do ar facilitarem a propagação do fogo, no entando, é a interferência humana que provoca focos de incêndio.

"É necessário um agente de ignição como por exemplo, fósforo, bituca de cigarro, queimada iniciada por algum morador. O lixo que é jogado muitas vezes nesses locais, como garrafas de vidro e latas, também ajudam a aumentar a temperatura quando aquecidos pelo sol", informou o Corpo de Bombeiros.