Arapiraca

[Vídeo] População fala sobre como é viver em Arapiraca, município que comemora 99 anos neste dia 30

A segunda maior cidade de Alagoas é considerada acolhedora, desenvolvida, mas ainda carece de melhorias, de acordo com os moradores

Por 7Segundos com Assessoria 29/10/2023 07h07
[Vídeo] População fala sobre como é viver em Arapiraca, município que comemora 99 anos neste dia 30
Moradores opinaram sobre a condição de vida em Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A origem da palavra Arapiraca vem das tradições indígenas. O significado é “ramo que arara visita”. Trata-se de uma árvore da família do angico branco, muito comum no Agreste. Fazendo uma analogia com a atração das araras pelos galhos da velha árvore, a Arapiraca, no que se refere à região geográfica, continua a atrair muitos visitantes até os dias de hoje, desde a chegada do viajante sertanejo e fundador do próspero lugarejo, Manoel André, que chegou por aqui em meados do século XIX para tomar posse de umas terras, até os seus descendentes e demais filhos criados no mesmo lugar ou vindos de terras mais distantes.

Passados os anos, Arapiraca ainda permanece com essa característica, de lugar acolhedor, sempre voltado para o desenvolvimento. Esse perfil de Arapiraca fica bem acentuado no episódio da emancipação política, quando o Major Esperidião Rodrigues da Silva, a partir de 1918, assumiu o comando da campanha em prol da emancipação política do então Distrito de Arapiraca, que até então, pertencia a Limoeiro de Anadia.

A insistência de Esperidião Rodrigues, considerado o líder da campanha da emancipação, que viajou várias vezes a cavalo até Maceió para tentar convencer os deputados e demais pessoas influentes da época, sobre a necessidade que Arapiraca tinha de emancipar de Limoeiro, dada essa sua vocação para o desenvolvimento, algo que ficava acentuado pelo rápido progresso que o comércio local teve a partir da instalação da feira e de pequenos estabelecimentos.

A tão sonhada emancipação política veio para comprovar a tendência ao desenvolvimento econômico que Arapiraca demonstrava ter. Menos de cem anos depois, Arapiraca atingiu o patamar de segunda maior cidade de Alagoas. Viveu o seu auge econômico com o advento da cultura do fumo, entre a década de 60 e início dos anos de 1990.

Como herança desse período, Arapiraca viveu, posteriormente, outros momentos fortes em sua economia, com a expansão imobiliária, o desenvolvimento do comércio e da agricultura, tornando-se um polo de alimentos para outras regiões de Alagoas, como a capital, Maceió, e até para outros estados, a exemplo das hortaliças e da fruticultura.

Arapiraca chega neste dia 30 de outubro de 2023 aos seus 99 anos de Emancipação Política trazendo a marca do desenvolvimento, mas mantendo também algumas características de cidade do interior que atraem as pessoas que aqui chegam e "bebem dessa água", apesar dos problemas que toda cidade com esse perfil enfrenta.

Para saber da própria população como é viver em Arapiraca é que a reportagem do 7Segundos foi às ruas da cidade ouvir o que as pessoas tem a dizer sobre a segunda maior cidade e economia do estado de Alagoas. Assista no vídeo abaixo: