Saúde

Hemoal faz coleta externa de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça

Ações itinerantes irão ocorrer simultaneamente das 8h às 16h nas duas cidades

Por 7Segundos com assessoria 30/10/2023 17h05
Hemoal faz coleta externa de sangue em Arapiraca e Maceió nesta terça
Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter no mínimo 16 anos e peso igual ou superior a 50 quilos - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) fará duas ações itinerantes nesta terça-feira (31), das 8h às 16h, com o propósito de facilitar o acesso da população à doação voluntária de sangue. Em Arapiraca, a coleta externa vai ocorrer na Praça Marques da Silva, no bairro Centro; já em Maceió, a iniciativa será realizada na sede da Polícia Federal (PF), no bairro Jaraguá.

Além de ter idade entre 16 a 69 anos, é exigido peso igual ou superior a 50 quilos para se candidatar à doação de sangue. Ainda conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), os voluntários também não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.

O assistente social do Hemoal, Danilo Lima, enfatiza que as pessoas devem também portar um documento de identificação com foto, estar alimentadas, evitando alimentos gordurosos, e não podem ter ingerido bebidas alcoólicas. "No caso daquelas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, a doação fica proibida por 12 meses", informa.

Postos Fixos


Além das ações itinerantes, o Hemoal conta com Postos Fixos na capital e no interior do Estado para realizar a doação de sangue. No interior, as doações de sangue podem ser feitas na Unidade Arapiraca, que funciona no bairro Eldorado, de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como, aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.

Em Maceió, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Caso prefira, pode se candidatar também à doação de sangue na Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças, das 7h às 17h.