Mundo

Olha o ventinho! Por que crianças usam calças abertas na China

Com elas, as crianças podem fazer suas necessidades assim que sentirem vontade, sem sujar as roupas e sem nenhum outro obstáculo

Por UOL 10/11/2023 11h11
Olha o ventinho! Por que crianças usam calças abertas na China
As "kai dang ku" poupam o meio ambiente de toneladas de lixo produzidas pelas fraldas descartáveis - Foto: Bruno Maestrini

A cena de uma criança pequena caminhando na rua com uma calça aberta —deixando virilha e bumbum totalmente visíveis— pode causar espanto para qualquer turista ocidental, mas é comum há décadas na China.

A tradicional "Kai dang ku", que se traduz literalmente como "calças com abertura na virilha", é a alternativa chinesa às fraldas.

Com elas, as crianças podem fazer suas necessidades assim que sentirem vontade, sem sujar as roupas e sem nenhum outro obstáculo.

O uso da "Kai dang ku" vem de um período em que a água e o algodão eram componentes escassos e deveriam ser destinados à agricultura na China, segundo a BBC. Na época, também não existiam fraldas descartáveis no país.

Fraldas são recentes
De acordo com a Reuters, a multinacional P&G foi a responsável por apresentar as fraldas descartáveis à China, somente na década de 1990, quando a maioria dos bebês ainda usava as tais calças abertas.

Mas, levou muito tempo para os consumidores chineses adotarem os produtos —já que a novidade ainda era muito cara.

Econômica, a prática antiga já foi comum em todo o país asiático, mas tem perdido espaço nas grandes cidades. Zhao Zhongxin, professor da Universidade Normal de Pequim, disse em uma entrevista de 2004 ao site China Daily que o uso de fraldas descartáveis se tornou, inclusive, um indicador de status social.

"As crianças nas cidades não usam mais 'Kai dang ku', mas as crianças no campo ainda usam. Esta é a diferença entre as mentes e as condições de vida da população rural e da população urbana", afirmou.

Também segundo a BBC, as vendas anuais dos modelos descartáveis na China crescem 50% por ano, ou mais, a depender da marca. De acordo com números de 2015, trata-se de um mercado estimado em US$ 200 milhões (cerca de R$ 978 milhões) por ano.

Treinamento
O uso da "Kai dang ku", geralmente feita de tecidos macios e respiráveis, também é visto como uma espécie de treinamento para usar o banheiro.

As crianças chinesas são treinadas a partir de três a quatro meses de idade. Por isso, alguns educadores —chineses e estrangeiros— afirmam que os bebês que usam esse tipo de roupa podem aprender mais depressa a saber o que, quando e onde fazer.

Diferente de uma criança que usa fralda e se alivia de maneira indiscriminada, aquelas que usam a "Kai dang ku" são repreendidas quando fazem suas necessidades no local errado, por exemplo.

Além disso, muitos pais na China acreditam que usar as calças abertas ajuda os bebês a desenvolver melhor as capacidades motoras, já que com a peça eles podem se movimentar mais livremente e explorar os ambientes.

Por outro lado, há também alguns médicos contrários ao uso da calça aberta, alegando que ela não é higiênica e nem protege a intimidade das crianças.

Poupando o meio ambiente
Outro ponto usado para justificar e defender a prática é que as "kai dang ku" poupam o meio ambiente das toneladas e toneladas de lixo produzidas pelas fraldas descartáveis —ainda que o mercado de fraldas descartáveis continue crescendo na China.

De acordo com reportagem de 2018 do The Washington Post, ambientalistas calculam que as fraldas descartáveis constituem o terceiro maior item de consumo em aterros sanitários, e a sua produção requer cerca de 7 bilhões de galões de petróleo por ano.