Política

Junqueiro ganha reconhecimento nacional pelo desempenho na Vigilância em Saúde

Por Assessoria 10/11/2023 11h11
Junqueiro ganha reconhecimento nacional pelo desempenho na Vigilância em Saúde
Junqueiro está entre estar entre os 71 municípios brasileiros que superaram expectativas - Foto: Ascom

O município de Junqueiro foi homenageado na noite de ontem durante as atividades da 17ªExpoepi promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS) por estar entre os 71 municípios brasileiros que obtiveram um desempenho superior ao esperado, de acordo com o estrato populacional, nas etapas de avaliação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) no período de 2014 a 2021.

O Programa do Ministério da Saúde busca induzir a implementação de iniciativas que garantam a melhoria das ações de Vigilância em Saúde no país, bem como incentivar a realização de ações que garantam a consecução das metas estabelecidas, tendo como diretrizes: ser um processo contínuo e progressivo de melhoria das ações de vigilância em saúde, envolvendo a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelos estados, Distrito Federal e municípios; e, estimular a gestão baseada em compromissos e resultados, expressos em metas de indicadores pactuados.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque parabenizou a SMS de Junqueiro pela performance e por se destacar na avaliação do PQA-VS dentre os municípios mais desenvolvidos do país.

Para a secretária de saúde de Junqueiro Amanda Gomes o recebimento do Certificado PQA-VS é uma honra para Junqueiro, pois representa o reconhecimento do trabalho de integração entre as áreas. “Para nós que fazemos a gestão municipal, definimos no planejamento em saúde o compromisso de ampliar os investimentos na área de vigilância em saúde, com monitoramento dos sistemas de informação em tempo oportuno e diálogo permanente entre as equipes de trabalho. Ficamos felizes pois o resultado positivo expressa principalmente que conseguimos impactar na melhoria da redução das iniquidades e principalmente na promoção da qualidade de vida das pessoas”.