Trânsito

Detran realiza blitz educativa da Lei Seca para conscientizar condutores em Arapiraca

Ações para alertar sobre perigos de misturar álcool e direção vão percorrer todas as regiões do estado

Por 7Segundos com Assessoria 10/11/2023 16h04
Detran realiza blitz educativa da Lei Seca para conscientizar condutores em Arapiraca
Muitos condutores passaram a entender que a Lei Seca trabalha para preservar vidas - Foto: Leandro Santos/Ascom Detran

Para conscientizar condutores sobre os riscos de dirigir após ingerir bebida alcoólica, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) realizou uma blitz educativa da Operação Lei Seca, nesta quinta-feira (09), em Arapiraca. Mais de 200 condutores e motociclistas foram abordados e realizaram o teste de alcoolemia.

A ação foi realizada no Bosque das Arapiracas e faz parte da campanha “Lei Seca: Cuidado que Salva Vidas”, que irá percorrer todas as regiões do estado para conscientizar, proteger e salvar vidas. A iniciativa busca ampliar as ações, trabalhando em duas frentes: fiscalização e educação para o trânsito. O objetivo da blitz é educar para que, posteriormente, durante as fiscalizações, haja uma redução de infrações referente à alcoolemia e mais vidas sejam salvas.

Este ano, no período de janeiro a agosto, houve uma diminuição de 55,78% nas prisões em flagrantes, e uma queda de 58,63% no número de condutores flagrados sob efeito de álcool, se comparados com os dados de 2022. De acordo com o tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, os números são reflexo do investimento em viaturas, equipamentos e nos agentes, com a ampliação do efetivo, possibilitando melhores condições de trabalho, o que resulta na redução significativa de flagrantes.

“Estamos trabalhando em todo o estado, não só em Maceió. Também passamos a enfatizar as ações no interior, em 40 municípios, o que antes não acontecia com tanta frequência. Hoje, abrangemos praticamente toda Alagoas. Começar essa ação educativa em Arapiraca representa um avanço enorme, por ser a segunda maior cidade do estado, que registra números altos de infrações, e assim vamos fazer nas maiores cidades de cada região”, explicou o tenente-coronel.

Condutores fizeram o teste de alcoolemia durante a blitz. Foto: Leandro Santos-Ascom Detran  

Com o objetivo de educar, muitos condutores passaram a entender que a Lei Seca trabalha para preservar vidas e não para punir os motoristas. A biomédica Jaqueline Deodato, de 30 anos, foi abordada durante a blitz e aprovou a iniciativa. Ela conduzia uma motocicleta quando recebeu o sinal para parar o veículo. “Eu piloto há oito anos e apoio, porque quando estou no trânsito tenho que pensar por três: por mim, pelo pedestre e pelos condutores ao meu redor. Temos que dirigir pensando em todo mundo. Muitos não têm consciência, porque usam o celular, o WhatsApp e até mesmo misturam bebida e direção. Então, uma blitz como essa é muito importante”, afirmou.

Quem também enalteceu a ação foi o professor aposentado Luiz Antônio Ferreira, 64 anos. Após fazer o teste do etilômetro, ele ressaltou a importância da Lei Seca. “O carro é uma arma. Esse tipo de ação é fundamental para conscientizar as pessoas, pois estamos vendo muitas mortes no trânsito, que poderiam ter sido evitadas. Vejo muitos jovens que saem à noite, vão assistir a um jogo de futebol, bebem e voltam para casa dirigindo. Isso é algo inadmissível e a Lei Seca pode ajudar a mudar essa realidade”, comentou.

De acordo com Edira Soares, chefe de educação para o trânsito do Detran, é imprescindível trazer o trabalho educativo para a Operação Lei Seca. A ação foi realizada com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca. “Esse tipo de trabalho contribui para que as pessoas passem a perceber que quando a Lei Seca está nas ruas, é para proteger o cidadão, porque a mistura de álcool e direção é extremamente perigosa, afetando toda a capacidade de decisão e as funções psicomotoras necessárias para a condução de um veículo. Então, por isso é muito importante ter a Lei Seca fazendo a sua ação de fiscalização, que é a sua principal atribuição, mas também quando ela vai para a rua de forma educativa”, ressaltou.

Ações da Lei Seca em Alagoas


As próximas blitze serão realizadas em Maceió, no próximo domingo (12), na orla da praia de Pajuçara, e também no interior do estado nas cidades de Piaçabuçu, Campo Alegre, Flexeiras e Joaquim Gomes.