Arapiraca

Família faz apelo por idoso que há meses aguarda por cirurgia para retirada de pedras na bexiga

José Francisco sofre com muitas dores e infecções frequentes na sonda

Por 7Segundos 14/11/2023 11h11 - Atualizado em 16/11/2023 15h03
Família faz apelo por idoso que há meses aguarda por cirurgia para retirada de pedras na bexiga
José Francisco tem 80 anos e convive com fortes dores e infecções frequentes devido sonda e pedras na bexiga - Foto: arquivo pessoal

Familiares de José Francisco Araújo de Melo, 80, fazem um apelo em busca de ajuda financeira para custear uma cirurgia no valor de R$ 6 mil. Além de problema na próstata, o idoso faz uso de sonda devido a pedras na bexiga. Ele sente dores frequentes e já passou por vários quadros de infecção devido o problema de saúde.

A cirurgia que ele precisa é coberta pelo SUS e deveria ser feita de graça, mas no momento o município de Arapiraca não tem nenhum cirurgião com especialidade urológica contratado. Veja como ajudar no final da matéria.

Há quatro meses, após uma forte crise de pedras na bexiga, José Francisco foi submetido a um procedimento para a colocação de uma sonda. De acordo com Dorinha, a sonda deveria ser usada por poucos dias, apenas durante o período para a preparação da cirurgia.

"Os médicos do Hospital Regional disseram que ele precisava passar por cirurgia urgente e deram todos os encaminhamentos para a gente procurar o município e fazer pelo SUS. Só que a prefeitura está sem o médico especialista para o caso do meu tio, eles estão procurando para contratar, mas não encontram", relata Dorinha. Há algumas semanas, de acordo com ela, havia sido acertada que o idoso seria operado no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe, mas o procedimento foi cancelado dias antes da data marcada.

Dorinha conta que o tio sobrevive da aposentadoria e em condições precárias em um barraco de lona na região do antigo lixão de Arapiraca. Nem ele e nem a família tem condições de arcar com o valor da cirurgia proposto por um médico particular. Ela conta que já fez rifa e recebeu ajuda de algumas pessoas, mas falta muito ainda para alcançar os R$ 6 mil necessários.

"Ninguém da família tem condições, só podemos contar com a caridade das pessoas. Se a gente conseguir esse dinheiro esta semana, o médico faz a cirurgia até a sexta-feira. Se não, vai ficar só para o mês de janeiro, e meu tio está sofrendo muito", conta Dorinha. Segundo ela, o idoso precisa tomar remédios fortes para a dor e tem uma série de restrições alimentares para evitar o agravamento do estado de saúde.

Situação difícil


José Francisco é o pai das duas crianças que, seis anos atrás morreram afogadas em uma cratera inundada na região do antigo lixão, na comunidade Mangabeiras, periferia de Arapiraca.

Os irmãos João Victor, de 8 anos e Henrique Martins, de 11, estavam brincando em uma área interditada pela prefeitura de Arapiraca após a desativação do aterro a céu aberto. Havia crateras inundadas por água na chuva no local e João Victor caiu em uma delas. O irmão foi tentar ajudar e os dois acabaram morrendo afogados.

Dorinha conta que a morte das crianças afetou a família. José Francisco foi abandonado pela esposa e decidiu continuar morando na localidade. "Ele mora em um barraco de lona porque não tem condição de construir uma casa de alvenaria, mas diz que nunca vai sair dali. Ele diz que se for embora daquele local, é como se estivesse abandonando os filhos que já morreram", contou.

Quem puder ajudar com qualquer quantia para a cirurgia de José Francisco, pode fazer um PIX para o número: 82994015186, em nome de Maria das Dores de Melo Silva.

Nota

A Secretaria de Saúde de Arapiraca vem a público informar sobre a situação de um paciente de 80 anos que necessita de uma cirurgia no trato urinário. No momento, o município não dispõe de um cirurgião urologista para atender esta demanda específica.

O órgão ressalta que a Administração Municipal está ciente da urgência do caso e está empenhada em buscar soluções adequadas para a resolução com a contratação de um novo profissional por meio de convênios com hospitais da região.

A secretaria também informa que possui o serviço de urologia para atendimento clínico e ambulatorial, o qual pode ser encontrado no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e que esta dificuldade momentânea diz respeito somente ao profissional para cirurgias.