Brasil

Organizadora de show de Taylor Swift será investigada após morte de fã

Produtora T4F será investigada por ter proibido entrada de garrafa de água em show de Taylor Swift no Rio, onde fã morreu após passar mal

Por 7Segundos com Metrópoles 18/11/2023 15h03
Organizadora de show de Taylor Swift será investigada após morte de fã
Taylor Swift na capa de seu filme: “The Eras” - Foto: Reprodução

Organizadora da turnê da cantora americana Taylor Swift no Brasil, a produtora Time For Fun (T4F) será investigada após a morte de uma fã durante o show no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, nessa sexta-feira (17/11).

A estudante Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, desmaiou na segunda música do show, após passar mal diante do forte calor, e morreu de parada cardiorrespiratória. Fãs que compareceram ao show afirmaram que a organizadora da turnê proibiu a entrada de garrafas de qualquer tipo e que dentro do estádio a oferta de água era escassa.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) abriu um procedimento para apurar a conduta a empresa, além da morte da fã durante o show. O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, conversou com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e determinou que o MPRJ acionasse a T4F para tomar medidas de prevenção urgentes.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou, neste sábado (18/11), que a Secretaria Nacional do Consumidor investigue denúncias sobre a indisponibilidade de água para os fãs de Taylor Swift.

Além disso, as deputadas federais Sâmia Bomfim e Erika Hilton, ambas do PSol de São Paulo, disseram que vão acionar o Ministério Público Federal (MPF) para investigar a conduta da T4F. A cantora fará mais duas apresentações no Rio, neste sábado (18/11) e domingo (19/11), e mais três em São Paulo na sequência.

Em postagem nas redes sociais, Sâmia disse que, “dada a reincidente postura de descaso e negligência” da produtora T4F, ela vai acionar o MPF para buscar a “responsabilização” da empresa no episódio que culminou com a morte da estudante Ana Clara.

A deputada Erika Hilton disse que também acionará o MPF por causa do que ocorreu no Rio. “A hidratação é essencial durante uma onda de calor como a que estamos enfrentando e não pode ser vista como fonte de lucro”, disse a parlamentar do PSol.

Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de mil pessoas desmaiaram na apresentação da cantora americana no Engenhão. “A saúde das pessoas não é mercadoria. E as empresas que atentam contra ela precisam ser responsabilizadas”, completou a deputada.

Em nota, a T4F lamentou a morte da fã de Taylor Swift, mas não se manifestou sobre as denúncias de falta de água potável no show no Engenhão.

“É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito”, disse a empresa.