Tempo

Umidade relativa do ar abaixo de 20% no Sertão de Alagoas preocupa autoridades

A situação aumenta risco de incêndio e pode gerar consequências à saúde pública

Por 7Segundos 23/11/2023 06h06
Umidade relativa do ar abaixo de 20% no Sertão de Alagoas preocupa autoridades
Umidade relativa do ar abaixo de 20% no Sertão de Alagoas preocupa autoridades - Foto: Reprodução

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) renovou o alerta para a umidade relativa do ar abaixo de 20% nos municípios do Sertão de Alagoas, mantendo a preocupação até sábado (25). A condição, bem abaixo da média normal de 60%, traz consigo riscos significativos e múltiplos para a região sertaneja.

De acordo com o órgão, a situação atual propicia um aumento considerável no risco de incêndios, tanto em pastagens quanto em florestas. Além disso, a baixa umidade pode acelerar a evaporação, contribuindo para a diminuição das reservas hídricas locais.

O comunicado da SPDEN não apenas alerta para os perigos ambientais, mas também para os riscos à saúde humana. A umidade abaixo do ideal pode desencadear complicações alérgicas e respiratórias, como sangramento no nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos.

Diante desse cenário crítico, a população é instada a tomar cuidados especiais. Medidas simples, como a hidratação frequente, evitar exposição prolongada ao sol e manter ambientes arejados, podem ajudar a minimizar os efeitos adversos desse período.

Para situações de emergência ou ocorrências relacionadas a incêndios, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas está disponível através do número 193. Adicionalmente, é possível receber alertas da Defesa Civil via SMS, bastando enviar uma mensagem de texto com o número do CEP da região para o número 40199.

As autoridades reforçam a importância de se manter informado sobre as atualizações e recomendações emitidas pelas entidades responsáveis, a fim de garantir a segurança e bem-estar da população diante desse período de baixa umidade no Sertão de Alagoas.