Curiosidades

Jabuticaba é eleita segunda melhor fruta do mundo em ranking mundial

Fruta originária da região da Mata Atlântica conquistou reconhecimento internacional pelo site TasteAtlas

Por O TEMPO 24/11/2023 07h07
Jabuticaba é eleita segunda melhor fruta do mundo em ranking mundial
São consumidas cerca de 130 toneladas de jabuticaba durante festival em Sabará; Cachoeira do Campo se autointitula a maior produtora do fruto no Estado - Foto: Prefeitura de Sabará/Divulgação

Gostosa, saborosa e docinha como o mel. A jabuticaba, comum em muitos quintais de Minas Gerais e que tem até festival gastronômico, em Sabará, dedicado à ela, foi eleita a segunda melhor fruta do planeta em um ranking divulgado pelo site TasteAtlas, que reúne as avaliações de usuários sobre pratos e ingredientes típicos dos países ao redor do mundo.

O fruto, originário da Mata Atlântica, teve uma avaliação de 4,7 estrelas de um total de 5 possíveis, mas não é o único brasileiro na lista: o açaí ocupa a sétima posição do mesmo ranking. O guaraná, de origem amazônica, conquistou apenas a 41ª posição na lista, com uma nota de 4,2 estrelas.

Quem lidera o ranking é o mangostim (de origem asiática), "uma fruta da Indonésia caracterizada por uma casca firma, roxa escura, de interior branco e comestível. O sabor é doce e com leves notas de acidez", como descreve o próprio site.

No clima do posto conquistado pela jabuticaba, selecionei três pratos incríveis preparados com a fruta que são encontrados em menus da capital mineira.

No restaurante Nuúu, o chef Guilherme Melo prepara uma terrine de carnes suínas, castanhas mineiras e jabuticaba. A entrada é servida com torradinhas. Já no bar Jângal, a pedida é Ferolla, um croquete de cupim com creme cheese e molho de jabuticaba.

Para brindar, que tal a Loira do Bonfim, drink do bar Bença Bençoi feito à base de Gin, cynar, geléia de jabuticaba, limão capeta e água tônica.

Onde ir:
Bença Bençoi Bar e Café
R. Diamantina, 492 - Lagoinha

Nuúu RestauranteR. Arturo Toscanini, 41 - Savassi

JângalR. Outono, 523 - Cruzeiro