Arapiraca

Prefeitura convoca criadores de bovinos para vacinar rebanhos contra a febre aftosa

Vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos de 0 a 2 anos

Por 7Segundos com Assessoria 24/11/2023 16h04
Prefeitura convoca criadores de bovinos para vacinar rebanhos contra a febre aftosa
2ª etapa da campanha vai até 30 de novembro - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, está convocando todos os criadores de bovinos e bubalinos da região para vacinar os animais de 0 a 2 anos contra a febre aftosa.

A campanha iniciada no dia 1 de novembro está na etapa final e será encerrada no dia 30, mas após a compra da vacina, o criador tem até o dia 15 de dezembro para declarar que seus animais estão devidamente imunizados.

Segundo o zootecnista da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Maicon, a campanha acontece em duas etapas anuais e toda equipe está empenhada em fazer desta segunda etapa um sucesso. Ele destaca que os técnicos da secretaria estão indo a campo e também se colocam à disposição para tirar dúvidas na sede do órgão, localizada no Centro Administrativo.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa e o vírus de um animal infectado pode circular em uma distância de cerca de 250 km. O bovino ou bubalino contaminado apresenta febre, aftas na boca, inflamação no casco, para de comer e pode chegar a óbito.

Já que o animal infectado não pode ser comercializado, a incidência de casos da doença impacta diretamente a economia de toda uma cadeia produtiva, que envolve o pequeno, o médio e o grande produtor. 

O zootecnista também destaca que um foco de febre aftosa em Arapiraca pode causar a suspensão da tradicional feira de animais, que ocorre também em cidades como Campo Grande e São Sebastião.