Política

Lula bate o martelo: Dino no STF e Gonet para a PGR

O anúncio oficial deve acontecer ainda esta semana

Por 7Segundos com O Antagonista 27/11/2023 06h06
Lula bate o martelo: Dino no STF e Gonet para a PGR
Ministro da Justiça, Flávio Dino - Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Após muitas idas e vindas, o presidente Lula bateu o martelo neste domingo (27), e pretende indicar, ainda nesta semana, o ministro da Justiça, Flávio Dino, para o STF e o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para a PGR.

A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo e confirmada por O Antagonista.

Segundo dois assessores palacianos que acompanharam as tratativas, apenas uma “hecatombe” faria Lula mudar de ideia neste momento. A princípio, o anúncio pode ocorrer já nesta segunda-feira, 28, antes de o presidente da República embarcar para a Arábia Saudita.

Tanto Dino quanto Gonet tem apoio de ministros do Supremo Tribunal Federal como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes. Na semana passada, Lula já havia sinalizado a indicação de ambos como forma de arrefecer o ânimo no Tribunal após a aprovação, no plenário do Senado, da PEC que reduz o poder dos integrantes da Corte.

Os dois, conforme apurou este site, foram chamados para uma conversa com Lula na manhã desta segunda-feira no Palácio da Alvorada. As reuniões estão fora da agenda oficial.

O Planalto também já sondou o presidente da CCJ no Senado, Davi Alcolumbre, sobre a indicação de ambos. O Antagonista apurou que Alcolumbre garantiu celeridade na marcação da sabatina de ambos. A expectativa é que elas ocorram até o final do ano. Caso de fato Lula confirme a indicação de ambos, a primeira sabatina pode ocorrer em 6 de dezembro e a outra no dia 13, uma semana antes do recesso parlamentar de final do ano.