Baixo São Francisco

MPAL realiza roda de conversa em Penedo sobre o papel da Ouvidoria e Corregedoria-Geral

Por 7Segundos com Assessoria 27/11/2023 14h02
MPAL realiza roda de conversa em Penedo sobre o papel da Ouvidoria e Corregedoria-Geral
Encontro “Diálogos do MPAL com a sociedade” contou com roda de conversa e sala especial para atendimento à população - Foto: Ascom

Como forma de se aproximar ainda mais da sociedade, o Ministério Público de Alagoas realizou, nesta segunda-feira (27), um encontro em Penedo para destacar a atuação da sua Corregedoria-Geral e Ouvidoria. Voltado aos municípios do Baixo São Francisco, o encontro “Diálogos do MPAL com a sociedade” contou com roda de conversa e sala especial para atendimento à população.

“Essa ação tem como objetivo aproximar o MP da sociedade com o objetivo de construir, de forma coletiva, soluções para as questões estruturantes dos municípios de Alagoas. Isso foi objeto de uma ação institucional pensada e implementada na criação do nosso Planejamento Estratégico. Portanto, hoje, estamos dando efetividade a esse diálogo com a sociedade, começando por Penedo”, destacou o procurador-geral de Justiça em exercício, Lean Araújo.

Um dos pontos abordados durante a roda de conversa foi a atuação da Corregedoria-Geral do MPAL. “O papel do órgão é auxiliar a sociedade no cumprimento das obrigações dos membros do Ministério Público. Diferentemente do que pensam, não é apenas punir os membros, mas auxiliar no cumprimento daquilo que a comunidade espera que nós façamos. É quando entra a Corregedoria: para reformular, ajudar, corrigir. Esse é o nosso papel”, explicou o corregedor-geral, Maurício Pitta.

Ouvidoria

No encontro, a população também pode conhecer melhor o trabalho da Ouvidoria do MPAL, que tem como papel servir como um canal entre a instituição e a sociedade para as mais diversas demandas, a exemplo de reclamações, denúncias, esclarecimento de dúvidas, entre outras. Tudo isso pode ser feito de forma anônima, garantiu o ouvidor da instituição, Eduardo Tavares.

“Quando falamos de Ministério Público, a Ouvidoria é o principal canal de interlocução com o cidadão. Ele procura, por meio da Ouvidoria, uma resposta rápida, eficiente e eficaz às demandas apresentadas e é papel do órgão receber reclamações, denúncias, representações. Desse modo, o MP se mostra mais próximo da própria sociedade”, afirmou.

As denúncias à Ouvidoria podem ser feitas de forma presencial, na sede do MPAL, em Maceió, ou de forma virtual, por meio do aplicativo para smartphones “Ouvidoria MPAL”. Existe ainda a opção de denunciar por meio de formulário no site do Ministério Público, na página da Ouvidoria; pelo número de telefone (82) 2122-3512 ou pelo e-mail [email protected].