Polícia

Justiça determina transferência do policial Jilfran Batista para um presídio militar

Ele é réu no caso Marcelo Leite e foi preso após descumprir medidas cautelares

Por 7Segundos 30/11/2023 10h10 - Atualizado em 30/11/2023 10h10
Justiça determina transferência do policial Jilfran Batista para um presídio militar
Marcelo Leite tinha 31 anos e era empresário - Foto: Reprodução/Acervo Pessoal

O policial militar Jilfran Santos Batista, réu pela morte do empresário arapiraquense Marcelo Leite, após uma abordagem realizada em novembro do ano passado, será transferido para o Presídio Militar Major PM João Kyllderis Cardoso Moreira, localizado no complexo prisional no Tabuleiro dos Martins, em Maceió.

A decisão foi tomada pelo juiz Alberto de Almeida: “(…) considerando que o acusado se encontra nas dependências do 3º Batalhão de Polícia Militar, o qual, no entender deste Magistrado, não é o local apropriado para manutenção de presos provisórios, o acautelado deverá ser conduzido imediatamente a um persídio (preferencialmente militar), local onde permanecerá à disposição deste juízo até decisão diversa”.

Jilfran foi preso após descumprimento de medidas cautelares determinadas pela Justiça: proibição de frequentar bares, boates, shows ou locais com uso de bebidas alcoólicas e aglomeração de pessoas; e recolhimento domiciliar no período noturno, das 22h às 5h. O descumprimento fez com que o réu perdesse o direito de responder ao processo em liberdade.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MP-AL), Jilfran descumpriu as medidas ao comparecer a um evento junino no dia 17 de junho de 2023 e a um evento religioso em 28 de outubro de 2023.

INVESTIGAÇÃO

De acordo com a investigação da abordagem policial que resultou na porte do empresário Marcelo Leite, Jilfran atirou em direção ao empresário com uma carabina 5.56 (arma de cano longo) e depois, com a ajuda de outros dois policiais militares, forjaram a cena do crime, colocando uma arma de fogo dentro do carro de Marcelo.

Além de Jilfran Batista, outros três Pés também respondem no caso. São eles: Ariel Oliveira Santos Neto (patrulheiro denunciado por fraude processual e denunciação caluniosa); Xavier Silva de Moraes (denunciado por fraude processual); e Gustavo Angelino Ventura (denunciado por fraude processual).