Comunidade

[Vídeo] Feirantes do mercado público de Arapiraca esperam por reforma há mais de 90 dias

Setor de carnes foi realocado para área externa do mercado para obra ser executada

Por 7Segundos com 7Segundos 05/12/2023 14h02 - Atualizado em 05/12/2023 14h02
[Vídeo] Feirantes do mercado público de Arapiraca esperam por reforma há mais de 90 dias
Setor que primeiro foi fechado para obras de reforma no Mercado Publico Municipal de Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Quem passa em frente à entrada principal do Mercado Público Municipal de Arapiraca, na Rua Teodorico Costa, já se acostumou com a cena. A área externa do prédio, que já foi utilizada como estacionamento, atualmente está ocupada com barracas de feirantes, a maioria, de venda de carne.

O motivo desses feirantes não estarem vendendo seus produtos na parte interna do prédio é a reforma do Mercado Público, que até agora não foi realizada, segundo informaram ao 7Segundos.

Em conversa com alguns feirantes, eles informaram que há cerca de 90 dias, mais ou menos, eles foram realocados para a área externa para que a reforma do prédio pudesse ser feita, mas apesar do tempo em que passaram a trabalhar do lado de fora do mercado, eles afirmam que a obra não andou.

"Estamos aqui trabalhando do lado de fora há muito tempo e nada dessa reforma ficar pronta e a gente não sabe quando isso vai acontecer para a gente voltar lá pra dentro de novo", afirmou uma permissionário do espaço público que preferiu não se identificar.

Barracas de venda de carne na área externa do Mercado Público Municipal. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Para os clientes e consumidores que frequentam o Mercado Público Municipal, o que chama a atenção são as carnes à venda, expostas ao ar livre.

"Eles deveriam fazer logo essa reforma pra o bem dos feirantes e da gente que vem comprar, até pela higiene também", afirmou o autônomo Antonio da Silva.

Procurado pela redação do 7Segundos, o secretário municipal de Infraestrutura de Arapiraca, Roany Izidoro, garantiu que a reforma do Mercado Público Municipal terá início neste mês de dezembro. Segundo ele, falta apenas o projeto ser aprovado e encaminhado para a empresa que irá executar a obra.

"Inicialmente, a obra seria apenas a manutenção do telhado, mas a pedido dos próprios feirantes fizemos um projeto de arquitetura com várias melhorias. Só que, como havia o risco de desabamento da estrutura metálica, tivemos que retirar as telhas mesmo antes de o projeto da reforma ficar pronto. Estamos trabalhando para que a reforma seja iniciada o mais rápido possível", declarou o secretário.

Assista a reportagem em vídeo no link abaixo:


Na Rua José Lopes da Silva, localizada na parte de trás do mercado, o que incomoda os feirantes que vendem o pescado no local nos dias de feira livre é a sujeira que se acumula na calçada do próprio mercado, que se encontra com o acesso à Rua José Lopes da Silva, fechado, devido à reforma.

Área dos fundos do Mercado Público Municipal. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Os vendedores de pescado até postaram um vídeo nas redes sociais reclamando da sujeira e pedindo providências.

A reportagem do 7Segundos também procurou a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através de sua assessoria de comunicação, para saber sobre algum posicionamento do órgão sobre o problema. Assim que a resposta for enviada, a matéria será atualizada.