Arapiraca

Tenente-coronel Luciano Felizardo deixa o comando do 3º BPM de Arapiraca

Oficial será substituído pelo também Tenente-coronel Evandro Bezerra Guimarães, que estava no BPRv

Por 7Segundos com Ascom/3ºBPM 06/12/2023 15h03 - Atualizado em 06/12/2023 19h07
Tenente-coronel Luciano Felizardo deixa o comando do 3º BPM de Arapiraca
Tenente-coronel Luciano Felizardo - Foto: Ascom/3ºBPM

O 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), em Arapiraca passará por mudança no seu comando. Após quase um ano e dez meses comandando a principal unidade militar do Agreste de Alagoas, o Tenente-coronel Luciano Felizardo dos Santos, dará lugar ao também Tenente-coronel Evandro Guimarães Bezerra. A mudança já passa vigorar desde esta quarta-feira (06).

Durante o período em que esteve a frente do comando do 3º BPM, o TC Luciano Felizardo conseguiu trabalhar junto à tropa da unidade para que os índices de criminalidade pudessem sempre estar entre os mais baixos do estado de Alagoas.

Ainda no período em que esteve comandando o 3º BPM, foram tiradas de circulação 309 armas de fogo por militares da unidade, incluindo três submetralhadoras. O trabalho sério também fez com que os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s) em Arapiraca sofressem redução de aproximadamente 20% durante o primeiro ano de comando do oficial.

Sob seu comando, militares da unidade realizaram duas das maiores apreensões de drogas da história da unidade, uma de quase 230 quilos de entorpecentes, em setembro de 2022 e outra de 194 quilos, no mesmo mês, só que em 2023. Ao todo, no período de comando do TC Luciano Felizardo, mais de uma tonelada de drogas foram tiradas de circulação no Agreste do estado, culminando com a prisão de traficantes de alta periculosidade e um prejuízo de aproximadamente R$ 14 milhões de reais para o tráfico na região.

Os índices positivos não param por ai, com relação aos roubos, reduções significativas foram registradas, dentre elas, no segundo ano de comando, os roubos de motos caíram em 36%, aos transeuntes em 34% e os roubos em geral também sofreram redução, finalizando com 36%, comparado a 2022.

Reformas e novas estruturas


Com relação à estrutura, a unidade passou por diversas transformações, principalmente nas áreas dos pelotões. A Rádio Patrulha ganhou um moderno e espaçoso alojamento, dando mais conforto e tranquilidade para os militares nos momentos de descanso.

O pelotão de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) também ganhou um novo alojamento, com um espaço maior e mais confortável. O Pelotão Mirim, projeto social idealizado pelo 3º Batalhão recebeu um novo espaço, com salas de aula, refeitório e locais destinados as mais diversas instruções que as crianças recebem durante o período que ficam na unidade. Cavalaria e Canil também receberam melhorias em suas dependências.

No tocante a modernização dos serviços e materiais, o Pelopes recebeu novos materiais para o controle de Distúrbios Civis (CDC). Em parceria com a Equatorial Alagoas, o Batalhão receberá novos e mais potentes transformadores para uma melhor sustentação energética na unidade. Outra redução importante durante o período de comando do Tenente-Coronel Luciano Felizardo, foi o número de dispensas médicas, que foram reduzidas em mais da metade de acordo com os números informados.

Em 2023, o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recebeu mais uma vez turmas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Ao todo a unidade recebeu 208 alunos, divididos em seis pelotões. As salas de instrução receberam melhorias para que pudessem receber os alunos neste momento tão importante da formação deles.

"Saio com o sentimento de dever cumprido", afirmou o agora ex-comandante Luciano Felizardo.

 Mudanças

Além da saída do comandante, o batalhão de Arapiraca também passará por mudança no subcomando, saindo o Major Samuel Sidney Oliveira Silva e chegando o Capitão Victor Duarte Pinheiro Neto. O novo comandante da unidade operacional, TC Guimarães estava atuando como comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).