Arapiraca

[Vídeo] Arapiraquense Kleyton Pinheiro torna-se campeão mundial de Karatê

Conquista do ouro se deu no kumite (luta) em competição realizada em Olinda-PE

Por 7Segundos 10/12/2023 08h08 - Atualizado em 10/12/2023 18h06
[Vídeo] Arapiraquense Kleyton Pinheiro torna-se campeão mundial de Karatê
Kleyton Pinheiro, campeão mundial de karatê - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

É ouro! Aos 28 anos de idade, o atleta arapiraquense de Karatê, Kleyton Pinheiro, chega ao topo do mundo no que se refere a uma das mais antigas artes marciais. Kleyton tornou-se campeão mundial de karatê no último fim de semana. Kleyton competiu no 4º World ChampionShip Karate-Do Traditional, que reuniu os melhores karatecas do mundo, realizado em Olinda-PE, durante os dias 01, 02 e 03 de dezembro. O karateca representou a academia @dojofalconoficial

Kleyton conquistou o ouro e o lugar mais alto do podio competindo no Kumite (luta), derrotando um outro brasileiro na luta final e ainda enfrentou o drama de uma contusão no dedo faltando menos de 40 segundos para o término da luta.

"Foi muito difícil, pois quando me machuquei, enquanto eu ouvia gritos de pessoas pedindo para eu desistir porque já estava de bom tamanho chegar à final, uma força interior surgiu e me fez continuar e foi o que eu fiz, até conseguir nos segundos finais, encaixar o golpe que me deu a medalha de ouro e o título", conta Kleyton durante uma entrevista ao Portal7Segundos.

Kleyton iniciou no karatê em 2008 aos 11 anos de idade, no Instituto Bujin-kan, dos irmãos José Reinaldo e Berneval através de um projeto social que contou com o apoio da Unimed, Grupo Coringa e Uniodonto Arapiraca.

Após esse início, Kleyton parou os treinos e após cerca de dois anos, decidiu retornar aos treinamentos, desta vez com o próprio tio, o Sensei João Souza, que percebeu a aptidão do sobrinho para o alto rendimento.

"Ele me incentivou a competir e aos 14 anos eu consegui a minha primeira medalha como campeão estadual e daí pra frente, eu fui me dedicando às competições de alto rendimento até chegar ao título mundial agora em 2023, algo que me deixa muito feliz e disposto a continuar me dedicando ao karatê, que para mim é mais do que um esporte ou uma prática de alto rendimento, é um estilo de vida", complementa o karateca, que dos oito podios conquistados em 2023, sete foram ouro e um bronze.

Conheça um pouco mais sobre a conquista do mundial de Karatê e a trajetória do karateca Kleyton Pinheiro assistindo ao vídeo abaixo: