Saúde

Vacinação contra Covid-19 se tornará anual para grupos prioritários a partir de 2024

De acordo com o Ministério da Saúde, a prioridade será dada a indivíduos de seis meses a menores de cinco anos de idade

Por 7Segundos 12/12/2023 06h06
Vacinação contra Covid-19 se tornará anual para grupos prioritários a partir de 2024
Vacinação contra Covid-19 - Foto: Edvan Ferreira/Secom

A nova medida do Ministério da Saúde redefine o calendário nacional de vacinação, priorizando grupos específicos e estabelecendo a frequência anual da imunização contra a COVID-19. A partir do próximo ano, a vacinação contra a COVID-19 passará a ser uma prática anual no Brasil, integrando o Calendário Nacional de Imunizações, conforme anunciado pelo Governo Federal. Esta decisão visa proteger os grupos mais vulneráveis e reduzir os riscos de desenvolvimento de formas graves da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, a prioridade será dada a indivíduos de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de pessoas com maior propensão a desenvolver formas graves da doença. Entre estes estão incluídos:

Idosos
Imunocomprometidos
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da saúde
Alagoanos com comorbidades
Indígenas
Ribeirinhos e quilombolas
Maiores de 18 anos privados de liberdade
Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
Funcionários do sistema de privação de liberdade
Cidadãos em situação de rua

Essa seleção de grupos foi cuidadosamente avaliada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 e pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), levando em consideração a vulnerabilidade e o risco associado a esses segmentos da população.

Para crianças entre seis meses e menores de cinco anos, o esquema vacinal completo consistirá em três doses, administradas dentro de intervalos específicos. O tempo recomendado entre a primeira e a segunda dose é de quatro semanas. Após essa segunda dose, há um intervalo adicional de oito semanas para a aplicação da terceira dose.

É importante ressaltar que crianças que já tenham recebido as três doses em 2023 não precisarão repetir a vacinação no próximo ano.

Para indivíduos acima de cinco anos pertencentes aos grupos prioritários, a vacina de reforço estará disponível em 2024, reforçando a imunização contra a COVID-19.

A população deve acompanhar as diretrizes do Ministério da Saúde e estar atenta aos comunicados e calendários de vacinação regionais para garantir a imunização adequada contra a COVID-19.