Política

Políticos alagoanos repercutem aprovação de Flávio Dino no Senado para vaga no STF

Dos representantes de Alagoas no Congresso Nacional que comentaram o assunto, apenas Rodrigo Cunha foi contra a indicação do novo ministro

Por 7Segundos 14/12/2023 10h10 - Atualizado em 14/12/2023 10h10
Políticos alagoanos repercutem aprovação de Flávio Dino no Senado para vaga no STF
Ministro Flávio Dino e deputado federal Daniel Barbosa - Foto: Reprodução/Acervo Pessoal

A aprovação do ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, para a cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF) tem gerado reações mistas entre políticos alagoanos, refletindo a divisão de opiniões sobre a indicação do presidente Lula. Com 47 votos a favor, 31 contrários e duas abstenções, o novo ministro ocupará o lugar deixado por Rosa Weber, aposentada em setembro.

Durante mais de dez horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Dino abordou diversos temas, reforçando seu compromisso com a harmonia entre os Poderes. Suas declarações durante esse processo foram decisivas para a confirmação de seu nome pelos senadores.

Através das redes sociais, diversos políticos alagoanos repercutiram a aprovação da indicação de Dino ao STF. O deputado federal Daniel Barbosa (PP) elogiou as qualificações de novo ministro, destacando sua esperança no fortalecimento da democracia.

"Em sabatina no Senado, Flávio Dino mostrou todas as qualificações necessárias para ser o novo ministro do STF. Conto com sua dedicação em prol do bem comum e do fortalecimento da nossa democracia", escreveu o arapiraquense.

Isnaldo Bulhões, líder do MDB na Câmara, parabenizou Dino, ressaltando sua confiança na capacidade técnica do novo ministro, assim como Renan Filho, ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas, que exaltou a chegada de Dino à Suprema Corte, enfatizando sua firmeza e honestidade como diferenciais para fortalecer a democracia e a justiça no país.

O deputado federal Paulão (PT) também celebrou a conquista de Dino, enaltecendo sua trajetória em defesa do Estado Democrático de Direito e expressando confiança em seu papel para a preservação dos valores democráticos e da justiça no país.

Enquanto alguns políticos alagoanos celebraram a aprovação e demonstraram apoio, outros expressaram reservas e desacordo em relação à indicação. O senador Rodrigo Cunha (União) foi a única voz a se manifestar contrariamente à indicação, classificando-a como um ato político inoportuno e declarando voto contra a nomeação de Dino para o STF.

Notavelmente, figuras proeminentes da política alagoana, como o presidente da Câmara, Arthur Lira, e outros parlamentares, incluindo Fábio Costa (PP), Marx Beltrão (PP), Alfredo Gaspar (União), Luciano Amaral (PV), Rafael Brito (MDB), senador Renan Calheiros (MDB) e senador Fernando Farias (MDB), não se pronunciaram sobre a aprovação de Flávio Dino até o momento.

Essa divisão de opiniões reflete as diferentes visões políticas e expectativas em relação ao novo integrante do Supremo Tribunal Federal, revelando um panorama diversificado de posicionamentos entre os representantes políticos de Alagoas.