Alagoas

Todas as regiões de Alagoas estão em alerta para possibilidade de chuvas intensas até sexta-feira

Alerta foi emitido pela Semarh

Por 7Segundos 20/12/2023 06h06 - Atualizado em 20/12/2023 06h06
Todas as regiões de Alagoas estão em alerta para possibilidade de chuvas intensas até sexta-feira
Alerta para chuva e rajadas de vento forte - Foto: Andrew Beatson/Pexels

Alagoas se prepara para enfrentar condições climáticas desafiadoras, com previsões alarmantes emitidas pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A combinação da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um cavado em baixos níveis da atmosfera traz o alerta para rajadas de vento, raios e chuvas intensas em múltiplas regiões do estado.

De acordo com a Semarh, as áreas do Litoral, Agreste, Zona da Mata e Sertão poderão ser impactadas por esses fenômenos climáticos adversos, com previsão de ocorrência entre a noite de terça-feira (17) e se estendendo até a sexta-feira (22). Os principais alertas recaem sobre possíveis alagamentos, especialmente em zonas urbanas com sistemas deficientes de drenagem.

Embora a Semarh tenha indicado o aumento da instabilidade e da formação de nebulosidade convectiva sobre o estado, ainda não há risco iminente de transbordamento nos principais rios de Alagoas. A situação, no entanto, requer vigilância constante e preparo por parte dos moradores dessas localidades.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) mantém monitoramento constante das condições meteorológicas, visando antecipar-se e auxiliar a população diante de possíveis impactos. O órgão alerta para que a comunidade esteja atenta às recomendações de segurança e mantenha-se informada sobre possíveis atualizações e alertas emitidos pelos canais oficiais.

Diante desse panorama, a população é encorajada a adotar medidas preventivas, como o acompanhamento das orientações das autoridades locais, evitando áreas de risco e tomando precauções necessárias para minimizar os impactos dessas condições climáticas desfavoráveis.