Geral

Comissão vota projeto de Rodrigo que cria “maratona” de programadores para desenvolver tecnologias de transparência para o Senado

O evento proposto por Cunha no Projeto de Resolução do Senado (PRS) nº 15/2022 deve reunir programadores, desenvolvedores e inventores

Por Assessoria 20/12/2023 10h10
Comissão vota projeto de Rodrigo que cria “maratona” de programadores para desenvolver tecnologias de transparência para o Senado
Rodrigo Cunha - Foto: Assessoria

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) vota nesta quarta-feira (20), às 14h, uma proposta do senador Rodrigo Cunha (Podemos) que busca fazer com que o Senado tenha acesso e faça uso das mais avançadas tecnologias de prestação de contas e de transparência para a sociedade.

Por meio do Projeto de Resolução do Senado (PRS) nº 15/2022, Cunha quer criar um evento nacional destinado a reunir profissionais e estudantes de todo o país numa maratona de programação com o fim de desenvolver softwares ou soluções tecnológicas para tornar as ações do Senado mais transparentes.

“Para consolidar a democracia é preciso dar transparência aos atos públicos. Vou dar um exemplo simples: muitas vezes o cidadão acessa o site do Senado e tem imensa dificuldade em acessar um dado simples, como saber como o senador de seu estado votou em determinada matéria ou como ele destinou suas emendas. Precisamos ter soluções de tecnologia que transformem em mais simples, fáceis e rápidas estas consultas”, afirmou Rodrigo Cunha.

O evento proposto por Cunha no Projeto de Resolução do Senado (PRS) nº 15/2022 deve reunir programadores, desenvolvedores e inventores em geral para desenvolver projetos de tecnologia digital que aumentem a transparência pública e melhorem o processo legislativo e as atividades do Senado.

“Grandes empresas e corporações já realizam estas maratonas para resolver problemas pontuais relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação. Muitas vezes a solução de um problema é mais bem equacionada por alguém que está fora dele. E estas maratonas podem ser a forma mais eficiente de se recrutar especialistas, inclusive de forma mais econômica”, destacou o senador.