Viral

Cãozinho é adotado e se torna funcionário de hospital de São Paulo

Ademar, de quase dois anos, era cuidado por funcionários do local, e acabou sendo contratado como ‘cão hospitalar’, o primeiro de toda São Paulo

Por Itatiaia 21/12/2023 11h11
Cãozinho é adotado e se torna funcionário de hospital de São Paulo
Cãozinho é adotado e se torna funcionário de hospital de São Paulo - Foto: Divulgação/ SMS-SP

O Hospital Dia Cidade Ademar conta com um funcionário diferente na equipe: o cãozinho Ademar. O ‘doguinho’ exercerá a função de ‘cão hospitalar’ do local, o primeiro da rede municipal de saúde de São Paulo.

A princípio, o animal recebia cuidados informais da equipe do hospital, mas, com o passar do tempo, foi adotado e é oficialmente funcionário do centro de saúde. Sem raça definida, Ademar tem idade estimada de quase dois anos e, agora, tem casa própria, comedouros no estacionamento do hospital, que fica na zona sul da capital paulista, e até mesmo um crachá.

Ademar passou oito meses sendo adestrado, a fim de ser apto a trabalhar pelo hospital. Depois que foi oficialmente integrado à equipe, o cãozinho faz sucesso e traz alegria aos pacientes. “Sempre que ele percorre os corredores é uma alegria, as pessoas param para fazer carinho nele, abraçá-lo. É evidente o quanto faz bem a todos”, disse Ronald Maia Filho, gestor do HD Cidade Ademar.

Durante o dia, o cachorrinho fica na área externa do hospital, e todos podem interagir com ele. No horário do trabalho, o cão adota a seriedade e cumpre as atividades muito bem, divertindo os pacientes durante as visitas. Nesse mês, ele adotará um visual natalino, com o gorro de Papai Noel, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Outras unidades interessadas


Outras unidades da rede municipal de saúde de São Paulo também se interessam pelo projeto, que fez sucesso no HD Cidade Ademar. A cinoterapia (terapia com cães) já é uma prática adotada em hospitais da capital paulista, e é prevista em lei.