Geral

Reentrada de lixo espacial é confundida com passagem de meteoro e avistada em várias partes de Alagoas

Pessoas ficaram maravilhadas e assustadas com fenômeno

Por 7Segundos 23/12/2023 07h07 - Atualizado em 23/12/2023 08h08
Reentrada de lixo espacial é confundida com passagem de meteoro e avistada em várias partes de Alagoas
Meteoro foi registrado por moradores de vários municípios em Alagoas, Pernambuco e Bahia - Foto: reprodução

A suposta passagem de meteoro, avistada por moradores de vários municípios alagoanos e também em Pernambuco e Bahia, na madrugada desta sexta para sábado (23), se tratou da reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre.

A Associação Astronômica de Arcoverde (PE) informou que se tratou de partes de um foguete chinês lançado em 2018 do Centro de Lançamento de Satélites Xichang, com base em informações do observatório da Corporação Norte-Americana Aerospace.

Quando os detritos entraram em contato com a atmosfera terrestre, acontece a queima de material, que deixou o rastro que foi avistado no céu.

Mais cedo, chegou a ser divulgado que o fenômeno faria parte da chuva de meteoros Úrsidas, que teve pico justamente na madrugada deste sábado. Não era esperada visibilidade do fenômeno no hemisfério Sul, em decorrência das condições climáticas.

Em Alagoas, pelo menos nas cidades de Arapiraca, Traipu e Maceió, moradores registraram em vídeo a passagem das "bolas de fogo", que viraram motivo de especulações e até mesmo de piadas nas redes sociais. Enquanto algumas pessoas demonstravam preocupação com a possível presença de objeto voador não-identificado, teve gente que aproveitou para brincar e "agradecer" ao prefeito pelo "espetáculo natalino".

Veja vídeos do fenômeno em instantes em nossas redes sociais.

O fenômeno também foi avistado no interior de Pernambuco e na Bahia. Na região da Chapada Diamantina os moradores chegaram a se assustar com o clarão no céu seguido de estrondo, que chegou a ficar registrado até em imagens de câmeras de segurança.

A explicação é que, naquela região, os detritos estavam mais próximo da Terra. O barulho foi provocado pela desintegração dos materiais em contato com a atmosfera terrestre.