Arapiraca

Moradores do Loteamento Jatobá reclamam na Aneel de demora na leitura dos medidores de energia

População receia ter que pagar mais uma fatura com valor alto

Por 7Segundos 27/12/2023 18h06 - Atualizado em 27/12/2023 19h07
Moradores do Loteamento Jatobá reclamam na Aneel de demora na leitura dos medidores de energia
Medidor de energia (Ilustração) - Foto: reprodução

Após receber fatura com valor mais alto devido ao ajuste na data da medição no consumo de energia, os moradores do Loteamento Jatobá, localizado no bairro Massaranduba, em Arapiraca, observaram que possivelmente, mais uma vez deverão receber uma conta com o valor mais alto que o habitual para o período do ano.

"Faz mais de 45 dias desde que a última leitura dos medidores foi feita. Desse jeito não tem quem aguente pagar essas contas", afirmou um dos moradores, que pediu para não ter o nome divulgado.

Ele conta que, em média, costuma pagar contas de energia no valor de R$ 100, mas que a última - após o ajuste da data da medição - foi de pouco mais de R$ 160. "Para quem está desempregado, esse aumento faz uma grande diferença", justificou.

Outro morador do mesmo conjunto afirmou ter entrado em contato com a Equatorial em busca de informações sobre quando será feita a medição.

"Se já foi feito o ajuste na data da medição, não consigo entender o porquê desta vez a medição não aconteceu em 30 dias, como deveria ter acontecido. Com essa demora toda, pode ser que a gente tenha que pagar uma conta ainda mais alta que a anterior", afirmou.

Ele também abriu uma reclamação junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que foi encaminhada à Ouvidoria do órgão, que tem até o próximo dia 11 para apresentar uma resposta.

A reportagem entrou em contato com a Equatorial, que mandou o seguinte posicionamento:

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Alagoas informa, conforme estabelecido pela Resolução 1000/2021 da ANEEL, seguindo as normativas, foi ajustada a data de leitura dos medidores para melhor atender as necessidades dos clientes.

A Resolução 1000/2021 permite esses ajustes, e essa modificação visa otimizar a prestação de serviço, com a redefinição das rotas de leitura dos medidores. Algumas contas sofrerão alterações no mês da mudança, mas logo a situação estará normalizada.

A Equatorial Alagoas reitera seu compromisso em fornecer um serviço eficiente, alinhado com as diretrizes da ANEEL e se coloca à disposição para esclarecimentos por meio dos canais oficiais da empresa.

Para mais informações ou dúvidas, o cliente poderá se dirigir a uma agência de atendimento mais próxima ou ligar para 0800 082 0196.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas