Covid -19

Arapiraca está sob alerta epidemiológico por aumento de casos confirmados de Covid- 19

Semana entre 17 e 23 de dezembro registrou um total de 95 casos

Por 7Segundos 28/12/2023 18h06
Arapiraca está sob alerta epidemiológico por aumento de casos confirmados de Covid- 19
Teste de Covid-19 - Foto: SMS/Maceió

A Secretaria de Saúde de Arapiraca emitiu um alerta epidemiológico em decorrência do aumento da quantidad ede casos confirmados de Covid-19 no município.

Enquanto nas semanas epidemiológias correspondentes aos meses de novembro registraram uma média entre 8 e 21 casos confirmados, houve um aumento significativo na quantidade de casos neste mês de dezembro.

A semana epidemiológica 51, correspondente aos dias 17 a 23 de dezembro, foram registrados 95 casos confirmados da doença provocada pelo coronavírus; na semana anterior - de 10 a 16 - foram registrados 122 testes positivos para a doença.

Apesar do aumento de testes positivos, todos os pacientes - no momento - apresentam apenas sintomas leves de Covid-19, sem necessidade de internação hospitalar.

"A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca passa a recomendar, seguindo as normativas do Ministério da Saúde, uma dose de reforço da vacina COVID-19 (Bivalente) para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses", informa.

De acordo com o alerta, a vacinação é a melhor forma de prevenção contra o desenvolvimento de formas graves da doença. E, para evitar a transmissão, outras medidas merecem destaque:

- Higienização das mãos com maior frequência;
- Se apresentar sintomas gripais procurar atendimento médico e testagem, e obedecer o período de isolamento (se COVID-19 confirmado, isolamento por 7 dias);
- Uso de máscara se estiver com sintomas gripais;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados ou mal ventilados.

"Ao apresentar sintomas gripais procure a sua Unidade Básica de Saúde de sua referência, e se aos finais de semana ou feriados procurar o Complexo Multiprofissional de Saúde situado no bairro Baixa Grande (8h às 17h) ou a Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo (24h por dia) localizada no bairro Itapoã", recomenda.