Alagoas

Agravamento na estiagem deve deixar mais de 30 municípios alagoanos sob seca severa

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está acompanhando

Por 7Segundos 08/01/2024 06h06 - Atualizado em 08/01/2024 06h06
Agravamento na estiagem deve deixar mais de 30 municípios alagoanos sob seca severa
Agravamento na estiagem deve deixar mais de 30 cidades alagoanas sob seca severa - Foto: Reprodução

O Mapa do Monitor de Secas revelou um quadro alarmante para o semiárido alagoano, indicando um agravamento significativo da estiagem, especialmente no alto Sertão. Os dados mais recentes destacam um aumento de 9% na área com escassez prolongada de água em relação ao ano anterior.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), a previsão é que a seca se torne ainda mais severa em pelo menos 31 dos 102 municípios alagoanos. Entre as localidades mais impactadas, estão Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho d’água do Casado, Pão de Açúcar e outras, conforme apontado pela intituição.

De acordo com a superintendência de Prevenção de Desastres Naturais da Semarh, há uma tendência de agravamento nos próximos meses. "Com o auge do período seco, esperamos um aumento gradual da severidade da seca, afetando vastas regiões do Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco", destaca o superintendente Vinícius Pinho.

O fenômeno El Niño, segundo Pinho, impactará o verão em Alagoas, trazendo consigo a previsão de escassas chuvas e temperaturas mais elevadas. Embora este período esteja fora da época de recarga hídrica, as chuvas são fundamentais para o Sertão alagoano, contribuindo para o abastecimento de cisternas e barreiros.

"A tendência, pelo menos até o início do próximo período chuvoso, é de chuvas abaixo da normalidade em todo o Estado. O ápice do El Niño está previsto para janeiro, o que deve impactar negativamente o volume de chuvas nos primeiros meses de 2024", alerta Pinho.