Saúde

Banco de leite reforça importância de doação de leite humano neste início de ano

Toda mulher que amamenta pode ser doadora; processo é simples

Por 7segundos com Assessoria 11/01/2024 09h09
Banco de leite reforça importância de doação de leite humano neste início de ano
Sede do Banco de Leite Humano funciona temporariamente no bairro Baixa Grande - Foto: Ascom Arapiraca

A doação de leite humano é responsável por salvar as vidas de bebês prematuros. Por isso, o Banco de Leite Humano de Arapiraca, órgão pertencente à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância de aumentar a quantidade do alimento doado.

Neste início de ano, devido a festas de fim de ano e férias, é comum a quantidade de leite nos estoques do órgão diminuir, portanto, torna-se de grande valor e importância cada gota de leite doado. Além de transformar a vida de mulheres por meio de um ato tão nobre, a doação salva a vida de bebês prematuros que estão internados na UTI Neonatal do Hospital Regional.

Para se tornar doadora, basta estar amamentando, entrar em contato com o Banco por meio do WhatsApp (82) 98121-1058 ou pelo Instagram, e preencher um cadastro onde serão solicitados os exames realizados no pré-natal. Caso a possível doadora não tenha mais acesso aos exames (ou estes tenham mais de 6 meses), o próprio órgão realiza o agendamento.

Após isso, é agendada uma visita a domicílio para entrega dos kits para armazenamento do leite humano ordenhado cru. A equipe do Banco então realiza novas visitas semanalmente e todo leite doado passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade, sendo em seguida destinado aos bebês internados na UTI Neonatal.