Mundo

Pesquisadores encontram cidades perdidas com mais de 2.500 anos na Amazônia

. O trabalho foi publicado ontem (11), na revista Science

Por UOL 12/01/2024 15h03
Pesquisadores encontram cidades perdidas com mais de 2.500 anos na Amazônia
As cidades perdidas encontradas pelos pesquisadores estão interligadas por uma intrincada rede de estradas - Foto: Reprodução/Antoine Dorison e Stéphen Rostain

Pesquisadores franceses descobriram resquícios de cidades perdidas na Amazônia equatoriana que podem ter mais de 2.500 anos.

O que aconteceu

Os cientistas descobriram um denso sistema de centros urbanos pré-hispânicos no Vale do Upano. A região fica nas colinas orientais dos Andes. O trabalho foi publicado ontem (11), na revista Science.

O trabalho de campo revelou uma paisagem com aglomerados de plataformas monumentais, praças e ruas seguindo um padrão específico. Elas estão entrelaçadas com extensas drenagens agrícolas e terraços, além de amplas estradas retas que se estendem por grandes distâncias.

As cidades encontradas existiram na mesma época que o Império Romano. "Este é o local mais antigo que conhecemos na Amazônia", disse o professor Rostain, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, à BBC.

Os pesquisadores encontraram uma mistura de casas e edifícios usados para fins cerimoniais. Os aglomerados contam com cerca de 6 mil plataformas retangulares dispostas em grupos de três a seis, muitas vezes em torno de uma praça.