Saúde

Fórum Econômico Mundial tem painel para discutir plano contra 'doença X', 20 vezes mais letal do que a covid

A sessão, agendada para quarta-feira (17/1), terá a presença também de Michel Demaré, presidente do conselho da farmacêutica AstraZeneca, e da ministra da Saúde Nísia Trindade

Por 7Segundos com Época Negócios 18/01/2024 06h06
Fórum Econômico Mundial tem painel para discutir plano contra 'doença X', 20 vezes mais letal do que a covid
Fórum Econômico Mundial tem painel para discutir plano contra 'doença X', 20 vezes mais letal do que a covid - Foto: Reprodução

Um painel intitulado "Preparação para a Doença X" e liderado pelo chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, vai debater "novos esforços necessários para preparar os sistemas de saúde para os múltiplos desafios futuros". A sessão ocorre durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. O evento começou na segunda-feira (15).

O painel, agendado para quarta-feira (17/1), terá a presença também de Michel Demaré, presidente do conselho da farmacêutica AstraZeneca; a ministra da Saúde brasileira Nísia Trindade; o CEO da Royal Philips, Roy Jakobs; a vice-presidente executiva da rede de hospitais indiana Apollo, Preetha Reddy; e Shyam Bishen, chefe do centro de saúde e cuidados e membro do comitê executivo do Fórum Econômico Mundial.

Segundo reportagem do jornal Daily Mail, a chamada "doença X" representaria um patógeno hipotético e atualmente desconhecido, com potencial de causar 20 vezes mais mortes do que a covid-19. A "doença X", ainda que por ora inexistente, foi adicionada à lista de nove doenças prioritárias da OMS ainda em 2018.

Por que a doença X é uma prioridade?

Em sua lista de doenças prioritárias, a OMS afirmou: "A doença X representa o conhecimento de que uma epidemia internacional grave pode ser causada por um agente patogênico atualmente desconhecido por causar doenças humanas".

A agência da ONU coloca a Doença X ao lado da Covid-19, Ébola, vírus Zika, febre hemorrágica da Crimeia-Congo, Síndrome Respiratória do Médio Oriente (Mers-CoV) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) como as maiores ameaças para desencadear uma nova pandemia.

Que tipo de vírus causará a doença X?

Os especialistas ainda não sabem que tipo de vírus pode desencadear uma eventual próxima pandemia, mas os cientistas alertam há décadas que a gripe aviária é o candidato mais provável, diz o Daily Mail. Isso se deve à ameaça de recombinação, isto é, um indivíduo já infectado com gripe humana também ser infectado com a gripe aviária.

Outros especulam que a doença X viria de transmissão zoonótica – um vírus ou bactéria animal que chegaria aos humanos. Outros até alertam que ela pode ser desencadeada por uma mutação, acidente ou ataque terrorista biológico que pegue o mundo de surpresa e se espalhe.

Nova pandemia pode ser mais perigosa

O Daily Mail conversou anteriormente com três especialistas em vírus que concordaram que um vírus respiratório tem maior probabilidade de desencadear a próxima pandemia. Também era possível, alertaram, que o surto fosse ainda pior do que a pandemia de covid. Eles fizeram um paralelo com o surto de gripe de 1918, que matou cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, em comparação com as 7 milhões de mortes por covid-19, número oficial divulgado pela OMS ao fim da pandemia, em maio de 2023.

Até agora, os cientistas têm conhecimento de 25 famílias de vírus, cada uma delas composta por centenas ou milhares de vírus diferentes, qualquer um dos quais pode evoluir para causar uma pandemia. Ao mesmo tempo, os rápidos avanços na tecnologia de vacinas e antivirais são um sinal de que a indústria farmacêutica seria capaz de implementar rapidamente tratamentos contra uma doença pandêmica.

Em todo o mundo, países prometeram um total de US$ 1,5 bilhão para ajudar nos esforços de preparação para a doença X.