Agreste

Hospital de Emergência do Agreste investe em qualificação profissional para melhorias nos serviços ao público

Em reunião, foram apresentados cursos que serão oferecidos a partir de fevereiro, de forma gratuita, para os profissionais do Hospital

Por 7segundos com Assessoria 25/01/2024 15h03
Hospital de Emergência do Agreste investe em qualificação profissional para melhorias nos serviços ao público
HEA - Foto: Reprodução/Internet

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, reuniu os profissionais que compõem o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e coordenadores dos setores para apresentar um plano de ampliação, qualificação profissional e melhorias nos serviços a serem implementados neste ano.

Inicialmente, o médico Jean Rafael, integrante do NEP, apresentou para os coordenadores, tópicos com os cursos que foram realizados ao longo de 2023 como: Instrumentação Cirúrgica, Gestão, Tecnologia e Inovação em Saúde; Atendimento Interdisciplinar ao Trauma; Punção Guiada por Ultrassom; eFast; Libras; Gerenciamento de Stress; Condutores de Veículos de Emergência; Transporte Seguro de Pacientes para maqueiros e Atualização em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além disso, foram apresentados cursos que serão oferecidos a partir de fevereiro, de forma gratuita, para os profissionais do Hospital de Emergência. São eles: Atualização em Centro Cirúrgico; Aulas e palestras de capacitação em RCP; Aula Aspiração de vias aéreas; Aula Gasometria arterial; Curso de Gestão, Tecnologia e Inovação em Saúde; Curso Atendimento Interdisciplinar ao Trauma; Projeto biossegurança para os acompanhantes; Curso de gerenciamento de stress; Curso de aperfeiçoamento de dreno sondas e cateteres; Capacitação em balanço hídrico; Curso para condutores de veículos de emergência; Curso Punção guiada por ultrassom; Congresso 2ª semana do trauma; Curso eFast; Atualização em UTI; Instrumentação cirúrgica; e Curso de transporte seguro de pacientes para macas.

O NEP também atua em parceria com outras instituições como a Universidade Federal de Alagoas/ Campus Arapiraca, Cesmac, Prefeitura de Arapiraca, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hemoal/Arapiraca, Ministério Público, além de outras entidades que também colaboram com o desenvolvimento dos profissionais que atuam salvando vidas no HEA.

Entre as novidades para 2024, o NEP, com apoio da direção-geral, vai trabalhar em parceria também com os coordenadores dos setores do hospital, que farão relatórios mensais sobre as atuações das equipes e buscarão maior engajamento dos servidores nos cursos oferecidos pelo Núcleo.

“A reunião foi muito importante porque envolveu todos os coordenadores do hospital, fazendo uma maior integração entre os setores e o NEP. Isso vai ter um ganho muito grande na capilaridade dos projetos de educação e saúde, na aplicabilidade com mais eficiência nos serviços a partir de cursos e treinamentos para as equipes. Ampliaremos ainda mais o trabalho porque os coordenadores vão trazer mais demandas específicas e a gente vai poder sentar e elaborar mais outros projetos que serão importantes”, explicou o doutor Jean Rafael.

O coordenador do NEP, o enfermeiro Jean Vital, apresentou outro projeto inovador. O projeto Excelência no Trauma vai envolver diversas coordenações para treinar e aplicar melhorias na cadeia de acolhimento no HEA, que é referência para atendimentos a traumas na II Macrorregião de Alagoas composta por 46 municípios.

“Vamos implantar o Excelência em Trauma para melhorar a comunicação entre a emergência e outros setores estratégicos do hospital para reduzir o tempo entre a chegada do paciente com trauma hemorrágico grave e o tratamento cirúrgico definitivo. Vai exigir muito dos profissionais, mas pelo que vimos aqui na reunião, estão todos dispostos a colaborar e se entregar aos estudos e ao treinamento para melhorar cada vez mais”, comentou Jean Vital.

A elaboração do plano de trabalho para 2024 também contou com a participação do vice-coordenador do Núcleo de Educação Permanente, o fisioterapeuta João Paulo Albuquerque. Para a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, o planejamento de 2024 do NEP promete muitas ações importantes para a qualificação dos profissionais e, consequentemente, melhorias nos serviços oferecidos pelo Hospital.

“Este investimento em cursos e treinamentos é fundamental. Valorizamos os profissionais, qualificamos e eles vão entregar um acolhimento cada vez melhor aos pacientes. Os coordenadores também terão papéis importantes nesta estratégia que será aproximar ainda mais as equipes para as atividades educacionais. Todo este empenho é para continuar fazendo um trabalho de excelência para a sociedade”, afirmou a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque.