Geral

Veja como usar a carteira de identidade digital nas prévias e no carnaval em Alagoas

Aplicativos podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais e tem validade nacional

Por Ascom Polícia Científica de Alagoas 25/01/2024 17h05
Veja como usar a carteira de identidade digital nas prévias e no carnaval em Alagoas
Carteira de identidade digital - Foto: Reprodução

Blocos na rua, bandinhas de frevo tocando, foliões fantasiados e animados. São as prévias e o carnaval chegando em todos os municípios alagoanos. Mas é nesse período que é registrado o maior número de casos de ocorrências de extravio, danos, roubo e furto de carteiras de identidade.

Então, que tal começar essa temporada carnavalesca optando por uma maneira mais segura e ágil de se identificar? Para quem vai aproveitar para curtir ou descansar em Alagoas, o Instituto de Identificação Delegado Mario Pedro dos Santos, da Polícia Científica, dá uma dica muito importante: o uso de aplicativos de carteiras de identidade digital.

Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, diz que é muito importante para os foliões baixar os aplicativos disponíveis, para não ter uma dor de cabeça durante esse período de festa. Ele ressaltou que a versão digital, além de ser segura, tem a mesma validade do documento físico em todo o território nacional.

“Ao usar a versão física, o proprietário, durante a folia, pode estragar ou rasurar o documento, seja em contato com água, e até mesmo com o próprio suor. O uso do aplicativo digital, além de evitar o dano a cédula de papel, tem as vantagens de impedir extravios, roubos, e furtos, já que o documento estará disponível na tela do celular com todas as informações necessárias”, explicou.

Manoel Melo, perito-geral da Polícia Cientifica de Alagoas, explica que em Alagoas existem dois aplicativos que podem ser utilizados para visualização do formato digital, e que podem ser baixados por quase 1 milhão de pessoas. São os aplicativos RG Digital AL e Gov.BR, ambos disponíveis gratuitamente para dispositivos Android e IOS.

GOV.BR

O aplicativo é do governo federal e está disponível apenas para o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Em Alagoas, quem adquiriu o CIN a partir de março de 2023 pode baixar o aplicativo e acessar a versão digital. Pra isso, é preciso fazer o primeiro registro, entrar, ir à opção carteira e pedir para adicionar o documento.

RG DIGITAL

Já o aplicativo RG Digital AL é um aplicativo estadual, disponível para carteiras de identidade emitidas de agosto de 2019 até fevereiro de 2023. Após baixar e abrir o aplicativo, o usuário deverá criar uma conta usando e-mail e senha, fazer a biometria facial por meio de uma foto e em seguida fazer a leitura do QR Code que fica no verso da carteira de identidade para acessar a versão digital de forma segura.