Geral

Prefeito Luciano acompanha Missa Campal na abertura da cavalgada da Padroeira de Arapiraca

Após a missa campal, nesta quarta-feira (31), os cavaleiros e amazonas partiram em direção Rainha Isabel (PE)

Por 7segundos com Assessoria 31/01/2024 17h05
Prefeito Luciano acompanha Missa Campal na abertura da cavalgada da Padroeira de Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa participando da Missa Campal nesta quarta-feira (31)) - Foto: Assessoria

Como ocorre há 21 anos, a tradicional Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho foi iniciada nesta quarta-feira (31), na cidade agrestina de Bom Conselho, no interior de Pernambuco, com a participação do prefeito Luciano Barbosa, autoridades eclesiásticas e devotos da padroeira de Arapiraca.

A programação começou às sete horas, com missa campal no Parque de Exposições e celebrada pelo pároco de Arapiraca, padre Paulo de Melo, e religiosos pernambucanos.

O industrial José Alexandre e os secretários municipais de Infraestrutura, Roany Izidoro; de Serviços Públicos, Carol Valeriano, e os vereadores Fabiano Leão, Melquisedeque Oliveira, Léo Saturnino e Márcio do Canaã acompanharam a celebração religiosa, juntamente com os cavaleiros e amazonas da Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca (Acesa) e servidores públicos de Arapiraca e da cidade de Bom Conselho.

A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é uma tradição religiosa e também Patrimônio Cultural de Alagoas. O projeto criado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Alagoas em novembro do ano passado e sancionado pelo governador Paulo Dantas em dezembro de 2023.

O evento tem apoio da Prefeitura de Arapiraca desde o ano de 2003, e tem como objetivo homenagear a padroeira da cidade recriando o trajeto que Manoel André, fundador da cidade, fez em 1864, quando trouxe a imagem da padroeira até a Capital do Agreste Alagoano.

Após a missa campal, nesta quarta-feira (31), os cavaleiros e amazonas partiram em direção Rainha Isabel (PE), Coité das Pinhas, Palmeira dos Índios (AL), Igaci (AL), Vila São José até Arapiraca, em um percurso de cerca de 80 quilômetros e que dura quase três dias.

O trajeto conta com ambulância, carros de apoio para os cavaleiros e amazonas, bem como assistência veterinária para os animais.

A chegada do cortejo acontece no início da tarde da sexta-feira (2), na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, localizada no Largo Dom Fernando Gomes, no centro de Arapiraca.