Educação

Professor do Sertão participa de conferência internacional de tecnologias e SI

Victor Carvalho presidiu duas sessões temáticas e apresentou um trabalho que será publicado como capítulo de livro da Springer-Nature

Por 7segundos com Assessoria 05/02/2024 17h05
Professor do Sertão participa de conferência internacional de tecnologias e SI
Professor Victor Carvalho - Foto: Assessoria

O professor Victor Diogho Heuer de Carvalho, do Grupo de Engenharia em Tomada de Decisão e Inteligência Artificial (GEDAI-UFAL) e Campus Sertão da UFAL, viajou para Temuco, no Chile, para participar 7ª Conferência Internacional de Tecnologias e Sistemas de Informação (ICITS'24), realizada na Universidad de La Frontera em parceria com a Information and Technology Management Association (ITMA) sediada em Portugal.

Além de presidir duas sessões temáticas, uma na tarde do dia 24 de janeiro de 2024 sobre Sistemas Inteligentes de Apoio à Decisão e outra na manhã do dia 25 de janeiro de 2024 sobre Gestão da Informação e do Conhecimento, o professor Victor Carvalho também apresentou o trabalho intitulado “AI-Driven Decision Support in Public Administration: An Analytical Framework”. O trabalho é um dos primeiros resultados do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em andamento no GEDAI.UFAL, financiado pelo programa IA² do CNPq junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O artigo apresentado será publicado como capítulo de livro da Springer-Nature, na série Lecture Notes in Networks and Systems. O livro terá dois volumes, intitulados Information Technologies and Systems. O capítulo, produzido pela equipe do GEDAI.UFAL, conta com 8 autores da equipe técnico-científica envolvida no projeto: professores Victor Carvalho, Marcelo Todaro, Robério Santos, Thyago Nepomuceno, Thiago Poleto, Ciro Figueiredo, Jean Turet e Jadielson Moura.

O livro, por sua vez, tem como editores uma equipe internacional, composta pelos professores Álvaro Rocha (Universidade de Lisboa, Portugal), Carlos Ferrás (Universidad de Santiago de Compostela, Espanha), Jorge Hochstetter Diez e Mauricio Diéguez Rebolledo (ambos da Universidad de La Frontera, Chile).

A conferência também proporcionou o início de uma série de novas colaborações com parceiros nacionais e da América Latina, que trarão novas oportunidades para a pesquisa e a inovação de sistemas baseados no uso de Inteligência Artificial e Ciência de Dados, em campos de aplicação associados à Administração Pública. O foco atual do projeto é a Segurança Pública, porém, diversas oportunidades seguem sendo avaliadas para novas aplicações, aproveitando os trabalhos em desenvolvimento.

A participação do professor Victor Carvalho na ICITS’24 destaca o compromisso contínuo do Gedai/Ufal com a excelência em pesquisa e inovação, buscando expandir as fronteiras de atuação e trazendo colaborações com pesquisadores nacionais e internacionais, agregando, desta forma, o intercâmbio científico e cultural da própria instituição.

Para mais informações sobre a conferência, visite o site oficial da ICITS’24.