Arapiraca

Estudante da rede estadual fala sobre experiência de intercâmbio nos EUA

Luana Moisés, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, esteve entre os 46 estudantes brasileiros que passaram três semanas em solo norte-americano

Por 7segundos com Assessoria 07/02/2024 14h02 - Atualizado em 07/02/2024 14h02
Estudante da rede estadual fala sobre experiência de intercâmbio nos EUA
Luana conheceu cultura e sistema educacional norte-americanos - Foto: Assessoria

“Foi a melhor experiência e também a melhor viagem da minha vida. Nada vai apagar tudo que vivi e as pessoas que conheci durante todo esse período”. A fala da estudante Luana Moisés reflete o que foi ser a representante alagoana no Programa Jovens Embaixadores. Após quase três semanas de intercâmbio nos Estados Unidos, ela voltou para Alagoas com uma nova visão de vida.

Aluna da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, Luana conclui o ensino médio este ano. Da viagem, trouxe muitos aprendizados e novos amigos. “Conheci pessoas incríveis e não falo apenas dos outros jovens embaixadores, mas também dos adultos que nos acompanharam. Foi difícil entrarmos em nossos aviões e nos despedirmos”, conta.

Ela também fala que volta mais amadurecida do intercâmbio. “Hoje tenho certeza do que quero seguir no meu futuro e dos passos que pretendo dar”, afirma.

Durante sua estadia em solo americano, Luana passou pela capital, Washington DC, e pela cidade de Kalamazoo, no estado de Michigan. Na ocasião, também teve a oportunidade de falar um pouco sobre Alagoas e sobre a sua vida na zona rural de Arapiraca. “Falei sobre as nossas praias e também sobre a agricultura, já que venho de um lugar com fortes ligações com o campo e minha família trabalha nesse ramo”, revela.

Por fim, para quem se candidatar à vaga de Jovem Embaixador em 2025, Luana recomenda mente aberta para experiências diferentes da realidade brasileira. “No caso das comidas, por exemplo, a gente pensa que vai estranhar, mas vale a pena experimentar. Também foi muito bom me desconectar do celular e aproveitar o tempo para fazer amizades e conviver com os meus amigos”, destaca.

O programa

Uma iniciativa da Embaixada Americana no Brasil e que conta com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o Programa Jovens Embaixadores visa proporcionar um intercâmbio nos Estados Unidos para estudantes do ensino médio brasileiro que sejam destaques em suas comunidades pela atitude positiva, espírito empreendedor, bom desempenho escolar e domínio do idioma inglês. Em 2023, o programa teve nove mil inscritos em todo o Brasil e Luana obteve o segundo melhor desempenho dentre os 46 jovens selecionados como embaixadores.

“Enquanto Secretaria de Estado da Educação, estamos orgulhosos da conquista da Luana, que disputou esta vaga com mais de nove mil estudantes de todo o Brasil e foi a segunda melhor colocada na seleção”, comemora o gerente especial de Execução de Programas e Projetos da Rede Estadual, Leandro Lima.