Brasil

Morre Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza e tia da empresária Luiza Trajano

Ela faleceu em casa por causas naturais

Por G1 12/02/2024 09h09
Morre Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza e tia da empresária Luiza Trajano
Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza - Foto: Divulgação/ Magazine Luiza

Morreu na madrugada desta segunda-feira (12), em Franca (SP), a fundadora do grupo Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato.

Tia da empresária Luiza Helena Trajano, Luiza tinha 97 anos e morreu em casa por causas naturais, segundo as primeiras informações apuradas pela produção da EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo.

O velório está marcado para as 10h no Velório São Vicente e o enterro está previsto para as 16h no Cemitério da Saudade. Em luto, todas as lojas da empresa em Franca permanecerão fechadas nesta segunda-feira.

Luiza Trajano Donato

Luiza Trajano Donato é conhecida por ter sido uma vendedora muito popular em Franca e por fundar com o marido em 1957 a loja que mais tarde se tornaria a primeira unidade de uma das maiores redes varejistas do país.

Também chamada de Tia Luiza, ela nasceu eu Cristais Paulista (SP) em 1926 e foi criada por uma família de comerciantes. Aos 31 anos, se casou com Pelegrino José Donato e com ele investiu economias de anos de trabalho no varejo para montar seu próprio negócio.

Foi assim que ela fundou a loja de presentes "A Cristaleira", no Centro de Franca, e que logo depois seria rebatizada como Magazine Luiza.

Sem filhos, no início da década de 1990 ela escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano para assumir a sucessão dos negócios, empresária que não só alavancou o grupo para todo o país como se tornou uma das maiores empresárias brasileiras.