Saúde

Hemocentro de Arapiraca realiza ação itinerante para coleta de sangue

Confira os critérios para doar sangue

Por 7Segundos 20/02/2024 06h06
Hemocentro de Arapiraca realiza ação itinerante para coleta de sangue
Doação de sangue - Foto: Myke Sena/MS

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está promovendo uma ação itinerante em Arapiraca, nesta terça-feira (20), com o objetivo de incentivar a doação de sangue na Capital do Agreste. A iniciativa faz parte de uma série de ações que abrangem diversas localidades, visando ampliar o estoque de sangue e atender às demandas hospitalares.

Na cidade, a coleta de sangue acontece na Praça Marques da Silva, localizada no Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Este é um momento crucial para que os arapiraquenses demonstrem solidariedade e contribuam para salvar vidas.

Além da Praça Marques da Silva, a ação se estende à cidade da Região Metropolitana de Maceió, mais precisamente na lanchonete Thomas Burguer, situada no Conjunto Cruzeiro do Sul, no bairro Brasil Novo, das 8h às 16h.

Para participar da doação de sangue, é essencial atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Voluntários acometidos por doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade são impedidos permanentemente de doar. Da mesma forma, quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocou piercing está temporariamente impedido pelo período de 12 meses.

Os requisitos básicos incluem pesar 50 quilos ou mais, ter entre 16 a 69 anos de idade, e, caso menor de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, com os documentos comprobatórios.

É importante ressaltar que aqueles que não tenham dormido pelo menos seis horas na noite anterior ao dia da coleta ou que ingeriram bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas não podem participar da doação.

Para quem não puder comparecer à ação itinerante, existem postos fixos de doação em Arapiraca. O Hemoal Arapiraca, na Unidade Eldorado, próximo à Escola Alternativa, funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Além disso, há o Hemoal Coruripe, que atende às quintas-feiras, das 9h às 16h.